“Não há motivo para pânico”, afirma coordenador da Defesa Civil de Lajeado

Órgão monitora o comportamento das águas. Previsão é de que o Rio Taquari não chegue a 21 metros.

0
Porto de Estrela do ponto de vista de Lajeado. (Foto: Márcio Steiner/Arquivo)

A alta precipitação de chuvas dos últimos dias deve resultar em uma pequena cheia do Rio Taquari. A elevação das águas tem girado em torno de 20 centímetros por hora. Na avaliação da Defesa Civil de Lajeado, o aumento no nível tem sido menor a cada hora em Encantado o que é considerado uma boa notícia, pois resulta em uma menor elevação em Estrela.

“Não há motivo para pânico”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Lajeado Heitor Hoppe. Ele recorda que na cheia que ocorreu em maio, quando as águas atingiram a cota 21.03, foram 19 famílias removidas. Destas, quatro já não residem mais em locais alagadiços, pois mudaram-se para o condomínio Novo Tempo, financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida do governo federal.

A Defesa Civil projeta que e enchente não atinja as mesmas marcas de maio. A previsão é que fique em torno de 20 metros. A partir da cota de 19 metros é iniciada a remoção de 10 a 12 famílias. O órgão municipal já está de prontidão com um caminhão para caso seja necessário levar as famílias para o Centro Esportivo Municipal.

Os telefones de contato da Defesa Civil para mais informações são 3982-1150, 99828-4971, 99725-7381 e 99503-8930. A sede do órgão municipal localiza-se no Parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque. NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui