Neeja Liberdade do presídio Feminino de Lajeado é apresentado a ministro em Brasília

Coordenadora da 3ª CRE foi a capital Federal mostrar projeto a pedido do Executivo Nacional.

0
Foto: 3ª CRE

Um projeto pioneiro realizado em Lajeado chama a atenção dos governantes do país. O Núcleo Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Neeja) – Liberdade implantado pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) no Presídio Feminino de Lajeado está sendo apresentado ao Ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR).


Ouça a entrevista


Segundo a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, o próprio ministro pediu que o projeto fosse mostrado a ele. “Encaminhamos este projeto mostrando a construção do presídio e a escola onde todas as apenadas têm aulas.”

Greicy salienta que as detentas confeccionam brinquedos pedagógicos para abastecer as escolas da rede estadual da região. Os brinquedos são produzidos dentro do presídio, com orientação técnica, e com apoio de uma empresa de móveis de Lajeado.

Ela afirma que a escola dentro do presídio é uma das bases da ressocialização e destaca que não tem conhecimento de outro estabelecimento prisional no país em que tenha sido construída uma sala de aula antes mesmo da inauguração da casa. Greicy diz estar feliz pela repercussão do projeto, mas ainda não sabe qual o tom da conversa e onde ela pode “nos levar”. RG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui