Neste 12 de outubro, brasileiros reverenciam sua padroeira

Padre Antônio Puhl comenta fatos históricos envolvendo Nossa Senhora Aparecida.


0
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 12 de outubro, feriado nacional, comemora-se o dia da padroeira do Brasil. Conforme o pároco da comunidade Santo Inácio de Loyola de Lajeado, padre Antônio Puhl, a data remete a 300 anos atrás, quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores no interior de São Paulo.


Ouça a reportagem 

 


“O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente,  em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa”, explica o religioso.

“Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904. Pela Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil”, completa o padre.

Programação religiosa

A data reserva celebrações especiais para a comunidade católica de Lajeado.  Entre 8h30 e 16h desta quinta-feira, ocorre o Cenáculo, na igreja do bairro Moinhos. “O Cenáculo remonta o período bíblico em que Nossa Senhora reuniu-se com apóstolos para aguardar a chegada do Espírito Santo”, explica Antônio Puhl. Após às 16h, haverá missa. Na Igreja Matriz, situada no centro, haverá celebração especial em homenagem a padroeira do Brasil, a partir das 19h. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui