No aniversário de Estrela, eleitores terão dia extra para fazer a biometria

Cartório Eleitoral fará atendimento especial no Parque Princesa do Vale na próxima segunda-feira (20), das 11h às 18h. Processo é obrigatório aos eleitores.

0
O tempo médio para o registro da digital é de dez minutos (Fotos: Natalia Ribeiro)

Na próxima segunda-feira (20) será celebrado o aniversário de 143 anos de emancipação político-administrativa de Estrela. O Cartório Eleitoral do município aproveita a data, em que muitos moradores terão feriado, para disponibilizar um dia extra para a biometria. Todos os eleitores de Estrela devem passar pelo recadastramento. O prazo final é 21 de agosto, no entanto, a baixa procura tem gerado preocupação, de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Estrela, Sandro Ferrari.


Ouça a reportagem 

 


 

“No momento nós temos uma procura muito baixa. Nós precisamos que as pessoas venham, que antecipem isso. As pessoas vão receber um atendimento muito melhor se vierem agora, não vão precisar esperar ou mesmo encarar filas”, fala. Dos 25.802 eleitores de Estrela, 16.753 já fizeram a biometria, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O alcance do recadastramento, por enquanto, é de 64,93%.

O processo consiste no registro das impressões digitais dos dedos das mãos esquerda e direta. Para isso, o eleitor precisará apresentar documento com foto e comprovante de residência. Quem tiver recibo digital poderá se utilizar da conta. O documento a ser entregue pode estar em nome do votante ou mesmo de um parente.

Chefe do Cartório Eleitoral de Estrela, Sandro Ferrari

Caso não faça a biometria até a data estipulada pelo TRE, de 21 de agosto, o eleitor de Estrela poderá sofrer uma série de sanções, como explica o chefe do cartório. “Vai ter restrições no CPF, não vai poder receber recursos públicos, benefícios, emitir passaporte, se matricular em instituição de ensino, fazer empréstimos em algumas instituições financeiras. Uma série de consequências”.

A obrigatoriedade é válida para os eleitores de 18 anos a 69 anos de idade, faixa para a qual o voto é obrigatório no Brasil. No entanto, Ferrari aconselha aos idosos a partir de 70 anos que façam o cadastramento da digital. Segundo ele, também podem ocorrer problemas com restrições para este público.

Saiba mais

Na próxima segunda-feira, o atendimento especial será realizado no horário das 11h às 18h, no Parque Princesa do Vale, o “Parcão”. Além da biometria, os servidores do cartório ofertarão serviços como transferências, retirada de quitações e regularização do título eleitoral. Para tanto, faz-se necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência – além do número do CPF.

Para quem não conseguir aproveitar o feriado para fazer o recadastramento, ainda há a opção de procurar o Cartório Eleitoral de Estrela de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h. A unidade está localizada na Rua Doutor Tostes, 180, no Centro do município.

Haverá ainda roteiros de atendimento: no dia 27 de maio, das 11h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Jorge Schmidt, no Distrito de Delfina; e em 29 de maio, das 13h30 às 19h, na Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Nicolau Müssnich, no Bairro Boa União.

No Vale

Três municípios do Vale do Taquari seguem recadastrando seus eleitores: Encantado, Estrela e Lajeado. Em Encantado, o prazo vai até 26 de junho. Cerca de 70% dos votantes do município já realizaram o processo. Em Lajeado, apenas 48,36% dos eleitores recorreu ao atendimento do cartório até o momento. Neste caso, o prazo final é 11 de março de 2020. Em Encantado e Lajeado haverá mutirão de recadastramento biométrico nos dias 1º e 02 de junho, um sábado e domingo. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui