No Estado, 75% dos municípios têm potencial para desenvolver a atividade

De acordo com o novo Mapa do Turismo do Rio Grande do Sul, 75% dos municípios do Estado têm algum potencial para desenvolver a atividade.


0

Ao todo, 371 cidades gaúchas apresentam vocação turística, um crescimento de 26% em relação ao ano passado, quando o mapa gaúcho apresentava 294 municípios.

O número de regiões (27) se manteve em relação ao levantamento divulgado no ano passado pelo Ministério do Turismo (MTur). De acordo com o novo mapa, 54 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Nesta lista estão destinos como Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado e Canela, Cambará do Sul, Capão da Canoa e Xangri-lá. Os demais 317 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo; no entanto, alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e a formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização bianual do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite o princípio de eficiência da administração pública.

Fonte: Jornal do Comércio


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui