O câncer de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres

0
Foto: Reprodução

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, mais de 16.370 casos foram identificados no país. O último levantamento do INCA, realizado em 2015, indica que 5.727 mulheres faleceram devido a esse tipo de câncer.

A especialista em Ginecologia, Anna Paula Freitas Leme, acredita que informar e orientar a população a procurar regularmente um profissional é fundamental para o combate à doença. Uma das formas de prevenção da doença é por meio da vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano), um dos principais responsáveis pelo câncer.

A recomendação é que meninas devem ser vacinadas entre nove e 14 anos, e os meninos entre 11 e 14 anos. Entretanto, a médica afirma não ser suficiente, pois a “vacinação não exclui o uso de preservativo, ou ainda a realização do preventivo após o início da vida sexual”.

O contágio pode ocorrer por meio de relações sexuais e, também, apesar de raro, durante o parto. O tratamento para os casos é indicado de maneira individual. Em casos de câncer, a doença pode ser tratada por meio cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui