O forte calor que toma conta do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Conforme a MetSul Meteorologia, será um dia de marcas altas com sensação de abafamento.

0
Foto: Rodrigo Gallas

O forte calor que toma conta do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Conforme a MetSul Meteorologia, a massa de ar quente e úmido cobre a maior parte do território gaúcho e traz um dia de marcas altas com sensação de abafamento.

A combinação do calor com a umidade pode trazer chuva localizada entre a tarde e a noite, especialmente na Metade Norte, onde a instabilidade deve ser mais concentrada. Em alguns pontos, a precipitação pode ser intensa e com elevados volumes em curto período. Contudo, o sol aparece em todas as regiões nesta quinta-feira. Em Lajeado, as marcas ficam entre 20°C e 34°C.

Amanhã, sexta-feira(28), durante a tarde, as marcas se elevam e conferem sensação de calor. No sábado (29), as condições do tempo praticamente não mudam e ocorre um dia de sol com nuvens na Região. As marcas se elevam rapidamente e garantem uma tarde com intensa sensação de calor e desconforto.

O aquecimento intenso propiciará a ocorrência de temporais e que tendem a atingir maior número de localidades a partir deste fim de semana. Como serão ocorrências isoladas, não é possível se prever com muita antecedência que ponto ou outro será atingido.

Os últimos dias de 2018 e o começo de 2019 serão marcados por uma onda de calor no Rio Grande do Sul. Ao menos até a próxima quarta-feira, dia 2, os gaúchos enfrentarão uma sequência de dias em que a temperatura deve superar os 35°C no Estado com marcas perto de 40°C em alguns momentos. Alguns dados indicam que a próxima quarta-feira (2) pode ser de calor opressivo*. O calor muito intenso afetará também Santa Catarina e o Paraná.

No final do dia 3 e no dia 4, frente fria pode avançar pelo Rio Grande do Sul com muita chuva e tempestades, encerrando a onda de calor.

*Opressivo: que provoca sensação de abafamento ou sufocação.

Fonte: MetSul+NIH Univates

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui