Oito filmes estreiam no Brasil e programação do cinema em Lajeado não tem novidades

com Nícolas Horn.

0
89

Estreiam nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20) os filmes:

Gostosas, Lindas & Sexies de Ernani Nunes – Com Cacau Protásio, Lyv Ziese
Joaquim de Marcelo Gomes – Com Júlio Machado, Nuno Lopes
O Novato de Rudi Rosenberg – Com Réphaël Ghrenassia, Joshua Raccah
O Profeta das Águas de Leopoldo Nunes
O Sonho de Greta de Rosemary Myers – Com Bethany Whitmore, Harrison Feldman
Paixão Obsessiva de Denise Di Novi – Com Rosario Dawson, Katherine Heigl
Paterson de Jim Jarmusch – Com Adam Driver, Golshifteh Farahani
Vida de Daniel Espinosa – Com Jake Gyllenhaal, Ryan Reynolds

Das oito novidades que passam a aparecer nas telonas do país, nenhuma chegou a Lajeado que mantém a mesma programação da semana passada. Das estreias, destaque para o longa nacional “Joaquim”, o novo filme do cineasta pernambucano Marcelo Gomes – que representou o Brasil na competição oficial do mais recente Festival de Berlim.

O lançamento nesta véspera do feriado da Inconfidência Mineira, começa pelo fim da história de Tiradentes, contada nas palavras do próprio mártir decapitado.

A produção inicia de maneira chocante, com uma cabeça decapitada sob a chuva torrencial. O narrador-defunto se apresenta como Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes, que foi decapitado por traição à Coroa portuguesa e passou a ser estudado nas escolas como herói. O início converge tempos históricos, rompe com a cronologia narrativa e com a contextualização dos fatos. A radicalidade é ainda maior por se tratar de uma biografia, gênero pouco afeito às desconstruções estruturais.

Para o crítico de cinema do site Adoro Cinema Bruno Carmelo, ousa ser excessivo, fervoroso, um projeto contrário aos moldes tradicionais e surpreendente em sua revisão da formação do país.

Já Neusa Barbosa, do Cineweb, diz que o filme constitui uma fantasia histórica que tem os olhos voltados para uma reflexão sobre o presente, projetando em seus sinais os sintomas do mal-estar contemporâneo do país. E assim, desprovida de muletas didáticas, se afirma como uma obra instigante e eficaz.

Estão em cartaz no cinema de Lajeado os filmes Velozes e Furiosos 8, A Cabana, Os Smurfs e a Vila Perdida, A Bela e a Fera e O Poderoso Chefinho. NH/AdoroCinema/G1/Arcoplex

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui