Papeleiros, UPA, Carnaval e segurança na Matriz: Gláucia fala sobre ações da Prefeitura de Lajeado

Prefeita em exercício diz que é estudado local para pavilhão para famílias da Vila dos Papeleiros.

0
Vice-prefeita Gláucia Schumacher assume a chefia do Executivo nas férias de Marcelo Caumo (Foto: Tiago Silva)

Prefeita em exercício nas férias de Marcelo Caumo, Gláucia Schumacher traçou um panorama das ações e projetos da Prefeitura de Lajeado neste começo de 2019. Advogada e jornalista de formação, Gláucia chefia o Executivo municipal desde 2 de janeiro até a próxima segunda (14), quando o titular retorna.

Ela foi convidada para entrevista no programa Rádio Repórter nesta quinta-feira (10). Na pauta, pavilhão para os “papeleiros”, gestão da UPA de Lajeado, realização do Carnaval e segurança na praça da Matriz, entre outros assuntos.


ouça a entrevista


 

Transição na UPA

Gláucia esclareceu que a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) permanece na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Moinhos D’Água até 31 de março, data em que termina o contrato com a administração municipal. Desde 15 de janeiro, a Univates, que assumirá a direção com a saída da FHGV, realiza a transição na unidade e encaminha seleção para o quadro de funcionários para o espaço de saúde.

“Na medida que for terminando os contratos de profissionais [vinculados à FHGV], a Univates vai assumindo com o quadro funcional”, explica a prefeita em exercício.

Pavilhão para os papeleiros

Gláucia Schumacher diz que ainda não há definição sobre um local para o pavilhão aos papeleiros, o maior impasse sobre a transferência dos moradores da Vila dos Papeleiros, situada às margens da ERS-130. Conforme ela, na próxima semana devem ser retomadas as negociações com um grupo que moradores do Jardim do Cedro, bairro onde é edificado um loteamento popular para receber as famílias que residem na Vila dos Papeleiros.

Não descarta a construção nas proximidades do novo loteamento, diz a prefeita em exercício, ao explicar, porém, que a administração municipal está analisando a viabilidade de outras áreas.

Segurança na Praça da Matriz

A segurança na Praça da Matriz, no Centro de Lajeado, também entrou na pauta. Gláucia Schumacher respondeu a questionamentos sobre moradores de rua que ficam na praça e à sujeira e má conservação dos banheiros resultantes dessa ocupação. Ela disse que é difícil a designação de um segurança para atuar exclusivamente na Matriz, em função da escala, como foi cobrado.

Carnaval ainda incerto

A prefeita diz que não há definição sobre se haverá realização do Carnaval em Lajeado neste ano. Na avaliação da Prefeitura será levado em consideração os resultados do ano passado. “Não foi o que se estava esperando”, admite Gláucia, em termos de público. Se ocorrer, será no fim de março. “Foi um carnaval bem bonito. Que pena que não veio mais pessoas para assistir. É uma coisa que temos que levar em conta”, ressalta.

Outros temas

Falta de água, de energia elétrica em pontos do município, bem como uma atuação conjunta de lideranças locais para reivindicar melhorias no serviço prestado pela RGE Sul na região, também foram abordados pela vice-prefeita. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui