Em cerimônia realizada no Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), no Centro de Lajeado, foi lançada, na tarde desta quinta-feira (20), a Operação Avante de Tiradentes. Cerimônias semelhantes ocorreram em todo o país, visto que a campanha ocorre nos 27 estados mais o Distrito Federal, a partir da tarde desta quinta até as 10h do próximo sábado (22).


Ouça a reportagem


Além de reforçar a fiscalização, a operação tem como objetivo celebrar o Dia do Policial Civil e Militar do Brasil, comemorado nesta sexta-feira (21). “No aniversário deste ano, quem ganha o presente é a sociedade, com uma ação que reúne todas as polícias simultaneamente”, pontua o coronel Gleider Cavalli Oliveira, chefe do CRPO-VT. A data também marca a execução de Joaquim José da Silva Xavier, em 1792, mais conhecido como Tiradentes, que é patrono dos policiais.

Oficiais da Brigada Militar, do POE e do Corpo de Bombeiros participaram da abertura da operação. (Fotos: Natalia Ribeiro)

Durante o período da operação, em que é celebrado o feriado de Tiradentes, a polícia não tem registro de crescimento no número de crimes. “As cidades não apresentam elevação na criminalidade, apenas as estradas, que contam com a guarnição das polícias rodoviárias”, afirma Oliveira.

No Vale do Taquari, terão reforço a captura de foragidos e a apreensão de armas e drogas. Para atender essa demanda, foi destinado todo o contingente de militares que atuam nas 37 cidades abrangidas pelo comando. Não há reforço de outras regiões do estado e nem de oficiais em formação.

Estão envolvidos servidores das policiais militares – comandos rodoviários da Brigada Militar de Cruzeiro do Sul e Encantado, grupos ambientais – e quartéis de Lajeado e Estrela do Corpo de Bombeiros. NR/CP

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui