Prefeitura de Lajeado aplica sanção a funcionário que lavou carro próprio em ginásio municipal

Departamento de Agricultura emitiu ordem de serviço que proíbe aos trabalhadores lavar os seus veículos dentro de repartições públicas.

1
Internauta flagrou a conduta do servidor e divulgou na internet (Foto: Reprodução / Facebook)

Um internauta registrou um suposto servidor da Prefeitura de Lajeado junto de um carro não oficial, deduzindo que ele estaria fazendo a limpeza do veículo, e divulgou nas redes sociais. A imagem foi publicada na página Fiscaliza Lajeado, em 5 de abril, e tem centenas de comentários, curtidas e compartilhamentos. Munícipes vinculados à página questionaram a situação. O coordenador do Departamento de Agricultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Carlos Kayser, confirma a suspeita. Ele diz que envolve um trabalhador que atua na manutenção do Parque Professor Theobaldo Dick, onde está o ginásio da foto.


ouça a reportagem 


 

“Nós estamos aqui para coordenar e corrigir os erros. E nós admitimos que houve erro. Já corrigimos isso”, conta Kayser. De acordo com o responsável, se trata de um servidor concursado que, durante o intervalo do meio-dia, limpou o seu veículo no porão do Ginásio Nelson Francisco Brancher, no Centro da cidade.

Coordenador do Departamento de Agricultura de Lajeado, Carlos Kayser (Foto: Natalia Ribeiro)

A ação não é permitida aos funcionários da Prefeitura de Lajeado, porém, conforme Kayser, já teria ocorrido com outras pessoas. “Chamamos o servidor. No primeiro momento ele ficou sem entender, dizia que estava no seu intervalo do meio-dia, mas dentro de um ginásio, não. Se fizer na rua, tudo bem. Ele entendeu perfeitamente e isso serviu de alerta para nós, para vários servidores que poderia vir a acontecer”, diz.

No espaço é guardado o maquinário do departamento, o que envolve retroescavadeira, caminhões e veículos menores. Por conta da distância do parque de máquinas, que fica no Bairro Montanha, a lavagem dos carros oficiais, por vezes, ocorre no local. “Nós temos a nossa torneira para fazer uma lavagem rápida, para tirar o mais grosso”, diz o coordenador.

O ginásio em que a situação foi flagrada está localizado no Parque dos Dick (Foto: Natalia Ribeiro)

Medida adotada

Diante do caso, o Departamento de Agricultura de Lajeado emitiu ordem de serviço que proíbe aos trabalhadores lavar os seus veículos dentro de repartições públicas. O documento é válido para todos os setores da administração municipal. No primeiro momento, a prefeitura optou por não abrir uma sindicância contra o servidor. No entanto, monitora a situação para que não se repita.

“Se vier a acontecer novamente, e a gente vai ficar sempre observando, daí o servidor vai pagar. Será encaminhado para sindicância e aos termos da lei, que ele terá de arcar”, esclarece Kayser. O departamento tem cerca de 50 funcionários, que diariamente trabalham na manutenção dos espaços públicos de Lajeado. NR

1 comentário

  1. E o Meio Ambiente não vai multar por estarem desenvolvendo uma atividade sem licença ambiental ? Ou só serve para as empresas ?

    Administração da piada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui