Profissões que colocam alimento na mesa são fundamentais, diz presidente do STR Lajeado

Lauro Baum analisa cenário para as atividades de colono e motorista.


0
Presidente do STR Lajeado, Lauro Baum (Foto: Tiago Silva)

No Dia do Colono e Motorista, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado, Lauro Baum, aborda a realidade do agronegócio e as condições de trabalho no campo. Para o dirigente, as funções de colono e de motorista são de vital importância para a sociedade, pois garantem a produção e entrega dos suprimentos às pessoas. “Todas as profissões são importantes, mas aquela que coloca o alimento na mesa é fundamental”, afirma.

Para o presidente do STR, há mais qualidade de vida para os trabalhadores hoje devido à maior tecnologia disponível, como maquinários. A tecnologia está cada vez mais presente também pelo fato de que menos pessoas estão atuando em propriedade rurais. Por isso, novos equipamentos são pensados para otimizar o serviço. “Facilitou muito o trabalho, o dia a dia do colono em produzir o alimento, mas tem que ser muito boa a gestão da propriedade”, adverte.

O dirigente sindical defende maior atenção dos governantes aos trabalhadores rurais. “Nós temos uma agricultura muito pujante. Só que tem um problema: o mapa está desenhado, e nós vamos ter menos agricultores trabalhando [no futuro]. E, quando as forças políticas não nos apoiam, o processo se acelera mais”, alerta. “A nossa preocupação é que uma ação agora reflete daqui a dez anos. E uma dificuldade que temos é que nossos governantes não enxergarem lá na frente”, finaliza. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui