Projeto 1000 Dias: o período que pode mudar radicalmente o destino de uma criança

Da gestação até o 2º ano de vida é necessários ter cuidados especiais para o bom desenvolvimento biológico, intelectual e social. Projeto atende até 20 crianças e 12 gestantes em Colinas.

0
Nutricionista Ana Paula Jasper, coordenadora do Departamento de Saúde (Foto: Rodrigo Gallas)

O início do crescimento de uma nova vida, da gestação até o 2º ano da criança, tem impacto profundo no desenvolvimento biológico, intelectual e social. É o que prega o Projeto 1000 Dias. A iniciativa, segundo a coordenadora do Departamento de Saúde, a nutricionista Ana Paula Jasper, uma das idealizadoras, é inspirada em estudos científicos. “Como também sou mãe estudo muito, aliando o lado profissional ao pessoal”, explica.


Ouça a entrevista

 


 

Ana explica que esta etapa de geração do ser humano pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos — crescimento e desenvolvimento —, mas também em questões intelectuais e sociais. “Tanto a nutrição adequada, especialmente desde a gravidez até os dois anos da criança, quanto a estimulação precoce nos primeiros anos de vida desempenham um papel fundamental no processo de formação e desenvolvimento cerebral e contribuem decisivamente para o pleno desenvolvimento da criança, tendo influências impactantes na vida adulta”, explica.

O Projeto 1000 Dias, iniciativa lançada em 1º de dezembro de 2018, atende atualmente até 20 crianças e 12 gestantes, informa Ana. Os 1000 dias compreendem a gestação (270 dias), 1º ano (365 dias) e 2º ano (365 dias) de vida da criança.

Projeto promove o Dia da Família

No sábado (18) será realizado o dia da família, às 9h, na academia de saúde. Haverá roda de conversa com o tema Educando com Afeto; brincadeiras sensoriais para crianças de zero a 1 ano de idade e musicalização para crianças de um a dois anos. RG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui