O projeto de concessão da BR-386 prevê um investimento de cerca de R$ 10 bilhões de investimento, no período de 30 anos. O incremento no valor, que estava estimado em R$ 8 bilhões, se dá devido a obras reivindicadas pelo Grupo de Trabalho.

Entre elas, segundo a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, estão a construção de vias laterias na rodovia e um túnel na altura da passarela de Estrela.


Veja a entrevista


Cintia explica que os municípios solicitaram mais obras o que resulta em um aumento de R$ 471 milhões no orçamento previsto. “Por isto precisamos avaliar todas as demandas.”

O projeto também passa a prever a duplicação da rodovia até Sarandi. Devido ao elevado custo, está descartada a duplicação até Iraí. Com isto serão duplicados 267km a partir de 2021 entre Lajeado e Sarandi.

Outra definição tomada foi que o preço da tarifa será igual em todos locais da concessão. Além disso, está prevista mais uma praça na BR-386, agora serão cinco. “Um número reduzido de praças faz com que, aquele que passa pela praça, pague mais caro.” Segundo Cíntia as cancelas serão instaladas em Montenegro, Fazenda Vilanova, entre Fontoura Xavier e São José do Herval, depois de Tio Hugo e a última possivelmente em Carazinho.

As definições ocorreram na tarde desta quarta-feira (19), no terceiro encontro do grupo de estudos sobre o tema, realizado em Brasília. Esta era para ser a última reunião, porém com o aumento da demanda, a discussão continuará. Um novo encontro já está marcado para o dia 11 de maio na Secretaria Estadual de Transportes, em Porto Alegre. RG/RS

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