Protesto violento após morte de vaca deixa dois mortos na Índia

Quatro pessoas foram presas, diz agência. Animal é sagrado na região onde o protesto ocorreu, no norte do país.

0
Carro de policial assassinado durante protesto contra morte de vaca na Índia foi incendiado — Foto: AP Photo

Um protesto violento contra o suposto sacrifício de uma vaca deixou mortos na região de Uttar Pradesh, norte da Índia. Mais de 100 pessoas se revoltaram contra a morte de cerca de 20 animais, segundo a agência EFE, o que gerou um tumulto com carros incendiados. Na confusão, ocorrida na segunda-feira (3), duas vítimas morreram.

Ainda segundo a EFE, quatro pessoas acusadas pelo assassinato dos dois homens durante a confusão foram detidas. As vítimas eram um agente da polícia e um jovem. Sabe-se que o policial, chamado Subodh Kumar Singh, morreu atingido por pedradas e disparos quando tentava conter os manifestantes. O carro dele pegou fogo.

Vacas são consideradas sagradas em boa parte da Índia por causa da religião majoritária do país, o hinduísmo. Não está claro se o animal foi morto em uma cerimônia de outra religião ou se para consumo humano.

Os hindus representam 79,8% dos cerca de 1,2 bilhão de indianos, enquanto os muçulmanos são 14,2%, segundo dados divulgados em agosto pelo governo indiano, referentes ao censo de 2011, o último disponível na Índia.

Carros incendiados em protesto contra morte de vaca no norte da Índia — Foto: AP Photo
Carros incendiados em protesto contra morte de vaca no norte da Índia — Foto: AP Photo

Problema político

Protestos do tipo se tornaram frequentes em regiões mais religiosas da Índia. De acordo com o site India Spend, especializado em levantamentos de dados sobre o país asiático, ao menos 10 pessoas morreram em crimes relacionados ao sacrifício de vacas.

Em março do ano passado, o Parlamento regional do estado de Gujarat, no oeste da Índia, aprovou um projeto de lei que admite pena de prisão perpétua e multas de até 100 mil rúpias (aproximadamente R$ 5 mil) para os crimes de massacre de vacas, animal sagrado para os hindus.

O chefe de governo da região, Vijay Rupani, argumentou à época que os animais simbolizam para os indianos “todas as demais criaturas” da terra e defendeu que “a proteção das vacas é o princípio mais importante para salvar o mundo inteiro da degradação moral e espiritual”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui