Psicóloga considera liminar sobre reorientação sexual violação de direitos de populações LGBTs

Para Priscila Pavan Detoni, liminar da Justiça Federal de Brasília reforça as violências sofridas cotidianamente pelas pessoas LGBT.


0
Foto: Rodrigo Gallas

O Papos de Mulher deste sábado (07) discute a polêmica liminar da Justiça Federal do Distrito Federal que abriu a possibilidade de profissionais da Psicologia oferecerem terapias de reorientação a seus pacientes. Para abordar o tema, a apresentadora Aline Silva recebeu na bancada do programa a professora de Psicologia da Univates e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia/RS, Priscila Pavan Detoni.

Ela explica que a Organização Mundial da Saúde não considera mais a homossexualidade como uma doença, e o Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução nº 001/1999, veta o oferecimento de terapias de “cura” ou de reversão das sexualidades por questões técnicas, éticas, de responsabilidade na garantia de direitos humanos e na produção de respeito às diversidades.


ouça a entrevista

 


Para a professora, a liminar está em consonância com os retrocessos na violação de direitos e no reforço aos estigmas em relação a determinadas populações consideradas minorias, especialmente de Lébicas, Gays, Bissexuais e Pessoas Trans (LGBT). Priscila destaca que estudos científicos comprovam que o sofrimento psíquico da população LGBT está relacionada aos preconceitos e não às expressões do gênero e da sexualidade.

“A decisão da Justiça Federal de Brasília apenas reforça, lamentavelmente, as violências sofridas cotidianamente pelas pessoas LGBT”, afirma. “Decisões como essa colocam em sério risco a vida e a dignidade de milhões de pessoas, podendo representar uma espécie de reedição do Holocausto em que se classifica, segmenta e violenta pessoas que são consideradas menos humanas que o padrão estabelecido pelo poder vigente.”


Novo recurso do Instagram cria enquete interativa no Stories

com Natália Ribeiro

 

O Instagram agora permite que os usuários façam enquetes no Stories. O recurso, lançado nesta semana, funciona por meio de um sticker: é possível fazer uma pergunta e oferecer duas opções como resposta. Os seus seguidores, então, podem tocar em um dos itens para votar e você acompanha o resultado em tempo real.

Desde que foi liberada, a função faz sucesso na rede social. A novidade é uma maneira simples de pedir opiniões e interagir com amigos pelas suas histórias. Veja como fazer isso no tutorial a seguir. Vale destacar que o passo a passo é similar no app para Android e iPhone.

Instagram libera três novos recursos no Stories: Enquete, seletor de cores para texto e alinhamento de adesivos (Foto: Divulgação)

Primeiro, abra o Instagram e toque sobre o ícone da câmera, no canto superior esquerdo da tela. Faça uma foto ou vídeo normalmente. Você também pode usar uma imagem da galeria.

Depois toque sobre o ícone de figurinhas e, em seguida, toque no sticker chamado “Enquete”. Use a ferramenta de texto para digitar a pergunta da sua enquete. Depois, toque sobre as respostas nos quadros para editá-las – por padrão, elas aparecem como “Sim” e “Não”. Quando terminar de editar, toque em “Concluir”, no canto superior direito da tela.

A enquete funciona como um sticker normal: você pode arrastá-lo para qualquer canto da tela ou para o ícone da lixeira, na parte inferior da tela, caso queira excluí-la. Você também pode usar outras figurinhas, fazer desenhos à mão livre, escrever e usar filtros normalmente.

Quando terminar, você pode tocar em “Sua história”, para adicionar a enquete diretamente à sua história, ou em “Avançar” para selecionar amigos específicos. Para acompanhar o resultado da votação, basta abrir a história e deslizar a tela para cima. Você pode ver o resultado geral da votação e em que opção os seus amigos votaram.

Agora é só aproveitar as dicas para pedir a opinião dos seus seguidores no Instagram.

Fonte: Tech Tudo


Na Cozinha: Creme de chocolate (tipo Danete)

com Daniel Bortolini

Ingredientes

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite, o leite condensado, o amido de milho, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga. Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador. Coloque em potinhos e sirva gelado. Decore com raspas de chocolate branco, ou como preferir.

Receita e imagemmdemulher.abril.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui