Quando os pais vão morar com os filhos


0
Foto: Divulgação

Quando se é criança, os adultos, e especialmente nossos pais, parecem seres com superpoderes, capazes de tudo. No entanto, quando envelhecem, é comum que a situação se inverta e passemos a ser os guardiões do bem-estar desses entes queridos.

Um momento delicado é quando nos deparamos com a necessidade de acolher pai, mãe, ou ambos, em casa. Essa é uma decisão que deve ser acompanhada de planejamento, que pode incluir não apenas modificações no imóvel – instalação de barras no banheiro, retirada de tapetes etc. – mas, principalmente, de preparação psicológica para a fase que se inicia.

Por onde começar? Em primeiro lugar, converse com todos os membros da família para alinhar as expectativas.

É indispensável ter uma visão clara do nível de cuidados que o idoso exige, para saber se a família dará conta do recado sozinha. Essa análise tem que ser realista, considerando a administração de medicações, o preparo de refeições e até ajuda para se vestir, tomar banho ou ir ao banheiro.

A decadência física e mental de nossos pais nos confronta com nosso próprio envelhecimento, por isso admita momentos de fragilidade, tristeza ou raiva e considere a possibilidade de auxílio psicológico. Você também tem que zelar por sua relação amorosa.

Guarde energia para seu marido, mulher, companheiro ou companheira que, ainda que se esforce, poderá se ressentir com as mudanças.
publicidade dirigida.

A carta menciona também pesquisas científicas segundo as quais o uso de redes sociais aumenta os riscos de depressão e de ansiedade entre adolescentes.

“Adolescentes que passam uma hora por dia conversando em redes sociais dizem ter menos satisfação com praticamente todos os aspectos de sua vida diária”.

“Crianças da 8ª série (entre 13 e 14 anos) que usam redes sociais de seis a oito horas por semana têm 47% mais chances de se considerarem infelizes do que seus amigos que usam as redes sociais com menor frequência.”  G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui