Quinta-feira de sol e elevação da temperatura pelo Rio Grande do Sul

Nasa confirma que 2018 foi o quarto anos mais quente no planeta desde que se iniciaram as medições regulares.

0
Foto: Rodrigo Gallas

O sol aparece mais uma vez em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Nuvens que avançam do mar para o continente trazem chuva muito isolada para pontos do Litoral Sul e das lagoas. Da tarde pra noite, áreas de instabilidade bastante localizadas formadas pelo aquecimento diurno, podem provocar chuva por demais isolada na Metade Norte, conforme a MetSul Meteorologia.

O dia começou agradável e será menos frio do que esta quarta, quando fez 7,7°C em São José dos Ausentes. A temperatura segue em elevação à tarde, quando se espera um pouco de calor na maioria das regiões gaúchas. Em Lajeado, o dia de sol e nuvens terá máxima de 32°C.

Alarmante retrato do clima global

Agências de espaço (Nasa) e atmosfera (NOAA) do governo norte-americano ontem confirmaram que 2018 foi o quarto anos mais quente no planeta desde que se iniciaram as medições regulares, atrás de 2015, 2016 e 2017. A temperatura média global no ano passado ficou 0,79ºC acima da média do século 20.

No século passado, recordes de temperatura global ocorriam em média a cada 13 anos. Agora a cada três. A taxa (ritmo) de aquecimento global era de 0,07ºC/década entre 1880 e 1980, mas desde 1981 dobrou e hoje é de 0,17ºC/década.

Recordes absolutos de temperatura máxima foram anotados em 2018 na Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania. A Europa teve o ano mais quente da sua história. Fez 51,3ºC na Argélia e 45,5ºC no Paquistão. A cobertura de gelo marítimo média anual tanto no Ártico como na Antártida foi a segunda menor da série histórica iniciada em 1979.

Temporal no RJ

Três pessoas morreram e duas estão desaparecidas depois da tempestade da noite da quarta-feira (6) no Grande Rio. A forte chuva acompanhada de ventania causou apagões, derrubou árvores, alagou vias e fechou a Avenida Niemeyer, onde um trecho da ciclovia desabou.

Fonte: MetSul + G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui