Quinta-feira quente e ensolarada no Rio Grande do Sul

MetSul explica vídeo de suposto surfista catarinense, a respeito de um ciclone incomum e arrasador no fim de semana.

0
Foto: Jonathan Oliveira

O Rio Grande do Sul terá uma quinta-feira com nebulosidade predominante. Segundo a MetSul Meteorologia, o sol aparece durante o dia, entre as nuvens, mas a cobertura aumenta e pode trazer instabilidade em alguns pontos do Estado. A região Sul deve ser receber chuva irregular.

A temperatura ficará agradável na maioria das regiões do território gaúcho. O vento sopra fraco a por vezes moderado com rajadas em algumas localidades por causa do contraste térmico com ar mais frio da costa. Em Lajeado, o dia será com sol acompanhado de nuvens, com marcas entre 16°C e 27°C.

Amanhã, sexta-feira(26), as instabilidades atuam com pancadas de chuva. Há possibilidade de pancadas ocasionalmente intensas, temporais localizados e fortes rajadas de vento.
No sábado(27), conforme a instabilidade se afasta do Estado, permite que ocorram aberturas do sol. O dia será ventoso e com temperaturas amenas a bem agradáveis.

Vídeo do surfista pelas redes sociais

Circula pelas redes um vídeo de autor desconhecido, supostamente um surfista catarinense, falando de um ciclone incomum e arrasador no fim de semana. O alerta dá conta de ventos com velocidades absurdamente altas para parte do Sul do Brasil.

Segundo a MetSul, o vídeo baseia-se exclusivamente numa rodada de um único modelo, o Europeu, do começo da semana. São duas rodadas diárias deste modelo, logo catorze numa semana. Outros modelos, e são muitos, chegam a ter quatro saídas diárias.

Na avaliação da MetSul, normalmente os meteorologistas atentam para todo um conjunto de dados e observam se aquele modelo que apresentou o cenário extremo persiste ou não no indicativo.

Ou seja, haverá sim rajadas fortes de vento para o fim de semana. No entanto, não na intensidade descrita no vídeo.

Fonte: MetSul + NIH Univates

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui