Rio Grande do Sul repete calorão nesta sexta-feira

Temperaturas elevadas marcarão os últimos dias de 2018.

0
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul repete o calorão nesta sexta-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, a massa de ar quente se intensifica e traz mais um dia de temperaturas altas. Em Lajeado, a sexta será de tempo seco com muito sol e nuvens, com marcas entre 20°C e 34°C.

O litoral gaúcho terá um dia para aproveitar o tempo bom. Como no restante do Estado, o sol predomina, apesar da presença das nuvens. Entre a tarde e a noite, o aquecimento diurno deve favorecer chuva isolada típica de verão no interior.

A onda de calor prevista para os próximos dias, pode ser mais intensa do que nos últimos anos como 2010, 2013 e 2014. O aquecimento intenso propiciará a ocorrência de temporais no Sul do Brasil. Uma vez que a atmosfera estará extremamente aquecida, antecipamos que isoladamente haverá tempestades fortes e severas com potencial de danos por chuva extrema, granizo ou vendavais.

Os temporais tendem a ser mais isolados na maioria dos dias, mas no domingo podem atingir maior número de localidades. Para quem está na praia, chuva apenas passageira e com risco de temporais breves de verão, já que grande parte do feriadão terá sol e calor.

Alerta

Essa é a época do ano, a chuva extrema localizada em curto período provoca súbita e repentina inundação. E a água sobe com enorme rapidez com mínimo ou nenhum aviso.
Em áreas urbanas é possível buscar abrigo, mas em zonas rurais o perigo é maior. O risco é especialmente grave em áreas de relevo com cursos d’água em vales. Por isso, se for fazer uma trilha ou estiver acampando numa área de risco, ao menor sinal de chuva forte próxima, busque terreno mais alto.

Em fevereiro de 2011, dois jovens morreram em inundação relâmpago no sítio da Família Lima , em Dois Irmãos, após súbita elevação do Arroio Feitoria em temporal. No ano passado, inundação repentina destruiu um camping em Riozinho, mas os visitantes e proprietários conseguiram sair da área em segurança.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui