Rio Grande do Sul terá calor intenso nesta quinta-feira

Máximas de 38ºC serão registradas na tarde de hoje em pontos do Estado.

0
Foto: Rodrigo Gallas

Os dias quentes estão de volta no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo ensolarado predomina juntamente com a massa de ar quente, que proporciona uma jornada de calor em todo o Estado nesta quinta-feira.

Nuvens até aparecem e há chance de chuva muito isolada típica de verão em localidades próximas de Santa Catarina, no Norte gaúcho, na virada da tarde para a noite. A temperatura sobe e se aproxima dos 38°C, inclusive em Lajeado.

O calor segue intenso até o fim de semana com as maiores máximas na sexta-feira (22) e no sábado (23), quando se aproximarão dos 40°C em algumas cidades.

Fevereiro traz melhora do cenário hidrológico

A MetSul destaca que em janeiro a precipitação de chuva foi muito abaixo do normal no Sudeste do Brasil, com volumes até 200 mm abaixo do normal em algumas cidades. Em fevereiro esse quadro deve se alterar com aumento substancial das precipitações na região.

O janeiro mais seco derrubou os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas e fez o governo decidir recorrer às térmicas. Os chamados índices de Energia Natural Afluente (ENA), utilizados no mercado de energia pra monitorar a situação hídrica, desceram a níveis muito abaixo do normal pra janeiro.

Com a volta da chuva ao longo deste mês e um episódio de precipitação volumosa no fim de semana que passou os valores de ENA deram um salto, mas ainda assim são inferiores à média histórica do mês.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui