O tempo colabora neste sábado (10) com as 203 famílias que precisam voltar para a casa, na região, após terem suas casas invadidas pelas águas do Rio Taquari. Os desabrigados e desalojados aproveitam o tempo bom para limpar as casas e, com a ajuda das Defesas Civis municipais, retornam com seus pertences.

Em Lajeado, a Defesa Civil e os caminhões estão de prontidão durante todo o fim de semana. São 46 famílias desabrigadas, as quais estão no Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no Bairro São Cristóvão, e na sede da Associação dos Moradores do Bairro Montanha. As desalojadas são 23. A Defesa Civil pede a colaboração da comunidade com doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, os quais devem ser entregues na sede do órgão, no Parque do Imigrante. Informações pelo 3982-1150.

Em Arroio do Meio, são 50 famílias fora de casa. A maioria retorna neste sábado para casa. Em Bom Retiro do Sul, a família que foi afetada deve regularizar sua situação na próxima segunda-feira (12). Na cidade de Cruzeiro do Sul são nove famílias desabrigadas e 22 desalojadas. Apenas uma família deve retornar ao lar neste sábado. As demais devem fazer isso na segunda-feira. Já em Estrela, a volta para casa das 52 famílias que tiveram que sair de casa ocorrerá na segunda-feira.

Essa cheia do Rio Taquari atingiu a cota máxima na madrugada de sexta-feira (9), chegando a 24 metros e 36 centímetros no Porto de Estrela, segundo a Netsenses. O nível segue baixando. Às 11h deste sábado estava em 16 metros e 69 centímetros, quase quatro metros acima do nível normal, que é 13 metros. CP/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui