Secretaria da Saúde intensifica medidas de prevenção a tuberculose em Estrela

Desde a metade do ano passado 20 casos foram registrados no município, que somente em 2018 teve cinco óbitos pela doença.


0
Entrevista no Programa Realidade com Lauro Schmitt. (Foto: Chanderley Soares)

O Serviço de Atendimento Especializado de Estrela tem intensificado a atenção para casos de tuberculose. Desde a metade do ano passado, 20 situações foram registradas no município. Em 2018, foram 11 casos da doença e cinco óbitos. A enfermeira responsável pelo SAE, Maria de Lourdes Oliveira Wermann, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale.


Ouça a entrevista

 


Ela explicou que o bacilo da tuberculose é transmitido pela respiração. Ele se espalha através do espirro, tosse e até mesmo da fala. Ao se alojar no pulmão, pode se espalhar para outros órgãos.

No entanto, a forma mais comum é mesmo a tuberculose pulmonar, responsável por 19 dos 20 casos registrados em Estrela. Devido à gravidade da doença, principalmente quando o diagnóstico é tardio, 50% dos casos do ano passado acabaram na morte dos pacientes.

Como houve o aumento de registros nos últimos meses em Estrela, a Secretaria de Saúde intensificou medidas de prevenção e orientação através das unidades de saúde.

Fotos: Chanderley Soare

Entre os sintomas da tuberculose estão a sudorese noturna, febre constante, fraqueza e tosse por mais de duas semanas. O dia 24 de março é dedicado mundialmente ao combate à doença. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui