Segmento comemora aumento de oferta de leitos e mira em 2018


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Foto: Divulgação

Iniciada em novembro, a Temporada 2017/2018 de cruzeiros trouxe uma boa notícia para o setor, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).

Apesar de manter o número de navios em deslocamento pela Costa Brasileira -sete-, houve um aumento de 15% na oferta de leitos para quem deseja passar a estação mais quente do ano em um cruzeiro pelas belas praias brasileiras.

Outra novidade importante para o segmento foi a inclusão de Balneário Camboriú como novo destino. Mas apesar das conquistas, o segmento vislumbra novos desafios para o ano que se aproxima em busca de maior competividade para o país.

De acordo com a Associação, a principal discussão a ser tratada em 2018 é a redução de custos da operação dos cruzeiros no país até os níveis médios internacionais.

O segmento contribuiu com R$ 1,6 bilhão para a economia brasileira na temporada 2016/2017. Mas o cenário atual ainda está muito aquém dos maiores competidores – China, Austrália, Emirados Árabes, Sul da Ásia, Caribe e Europa – que contam com forte investimento em infraestrutura, novos destinos e regulação favorável ao setor.

O crescimento da indústria de cruzeiros é uma tendência mundial. Este ano, com base no calendário de lançamento de novos navios, a previsão é de 25,8 milhões de passageiros. No ano passado o setor ultrapassou a projeção de passageiros, alcançando 24,7 milhões de viajantes, quando estavam previstos 24,2 milhões.

Entre os destinos mais vendidos, estão: Caribe (35%), Mediterrâneo (18.3 %), Europa (11.1 %), Ásia (9.2 %), Austrália, Nova Zelândia e Pacífico (6.1 %), Alasca (4.2 %) e América do Sul (2.5 %).

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