Segunda audiência pública do Plano Diretor Lajeado 2040 tem a participação de cerca de 130 pessoas

Atividade ocorreu na noite desta quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Lajeado, e buscou ouvir as sugestões da comunidade. Projeto segue na fase de adaptações para posterior encaminhamento a votação na Casa.

0
Manifestações serão consideradas na construção do plano, que está em sua reta final - Foto: Camila Pires

A comunidade teve mais uma oportunidade na noite desta quarta-feira (13) de expressar suas opiniões acerca da construção do Plano Diretor Lajeado 2040, o qual contempla propostas para parques urbanos, sistema viário, transposições urbanas, uso misto da cidade e centralidades, zoneamento, um novo centro, entre outros pontos.


Ouça a matéria

 


Um público de cerca de 130 pessoas esteve na atividade, realizada na Câmara de Vereadores de Lajeado, e conduzida pelo secretário do Planejamento e Urbanismo do município, Rafael Zanatta. A mesa oficial também foi composta pelo prefeito Marcelo Caumo e pelos vereadores Ildo Paulo Salvi (REDE) e Sérgio Miguel Rambo (PT), que representaram os colegas do Legislativo.

Entre as pautas levantadas pela população estiveram dúvidas sobre o funcionamento do sistema viário, a participação das associações de moradores nas futuras alterações, a possível realização de um estudo de fluxo e a atenção que será dada ao Rio Taquari, por exemplo. Zanatta explica que o atual projeto trabalha especificamente com o zoneamento urbano e o uso do solo, mas questões que vão além desses dois tópicos também serão consideradas, pois outros planos específicos serão criados, como os de mobilidade urbana e de saneamento básico.

“Alguns pontos poderão ser modificados, mas a ideia principal é que se chegue a um consenso para que o plano possa seguir adiante”, pondera. Para ele, a participação dos moradores é satisfatória, uma vez que dá respaldo ao trabalho iniciado em março deste ano. “Vários pontos que foram discutidos já foram levados em consideração, muitos estudados, inclusive, e, obviamente, nem todos poderão ser atendidos pela viabilidade”, frisa.

Veja imagens da audiência


Vídeo: Camila Pires

Colhidas as opiniões, a partir de agora, a prefeitura e a equipe técnica que desenvolvem o plano terão 45 dias, de acordo com Zanatta, para trabalhar no projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores prevendo as mudanças.

O Plano Diretor Lajeado 2040 estabelece que uma cidade planejada é densa em sua ocupação e mista em suas atividades, sabe explorar os espaços vazios e tem ferramentas que sustentam esse planejamento.

Construção coletiva

A primeira audiência pública foi realizada em 14 de setembro, no Centro Comunitário Evangélico, e teve a participação de aproximadamente 100 pessoas. Também ocorreram 30 reuniões comunitárias com as 33 associações de bairros, oportunidades em que a população pôde apresentar suas sugestões de melhorias para o futuro do município.

Escritório do plano

O Escritório do Plano Diretor Lajeado 2040 segue operando à disposição da comunidade. Está situado na Rua Bento Gonçalves, 524, no Centro. O espaço possui mapas atualizados com dados sobre o município e está aberto de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e nas sextas-feiras das 8h às 14h. CP

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui