Sindicato dos Trabalhadores Rurais discute crise do leite com agricultores de Westáflia e Teutônia

A entidade ainda faz levantamentos para apurar quantos deixaram a atividade nos anos de 2016 e 2017.


0
Foto: Divulgação

O Sindicato do Trabalhadores Rurais de Teutônia irá realizar reuniões para discutir a crise no setor leiteiro. O primeiro encontro está marcado para às 14h desta quinta-feira (15), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Westfália, na Rua Leopoldo Dahmer. Segundo a entidade, são 350 produtores de leite no município.


ouça a reportagem


Conforme a Presidente do STR de Teutônia, Liane Brackmann, a situação está caótica. “Infelizmente, são reflexos que já víamos em 2016. Hoje, nossos produtores estão pagando para produzir”, afirma.

A entidade ainda faz levantamentos para apurar quantos deixaram a atividade nos anos de 2016 e 2017 em Westfália. Já em Teutônia, a reunião acontecerá na próxima sexta-feira (16), às 14h, na sede do STR, na Rua Pedro Schneider, Bairro Languiru. No município são cerca de 600 produtores ativos, sendo que nos últimos dois anos pelo menos 150 abandonaram a função.

“Ainda estamos fazendo os levantamentos necessários de quanto deixou de entrar em virtude da crise”, acrescenta Liane.

Em ambos os casos, visto que o mesmo sindicato cobre os dois municípios, os produtores, depois de participarem do encontro, partirão para audiência com os vereadores locais, a partir das 16h.

Forquetinha também promove reunião na sexta-feira, às 8h30, no auditório da prefeitura. No município existem 223 produtores. Em todos os casos, será avaliada a possibilidade de decretar calamidade pública por conta das perdas do setor. Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul já fizeram seus encontros e avaliam a elaboração do documento. AI/CP/NR/JF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui