Site tira do ar anúncio que vendia taco de beisebol com pregos e inscrição “direitos humanos”

A ação foi adotada após o produto receber denúncias de clientes e internautas.


0
Foto: Reprodução/Mercado Livre

Um anúncio de venda de tacos de beisebol com pregos fincados, arame farpado na ponta ou com os dizeres “diálogo”, “TPM” e “Direitos Humanos” foram tirados do ar pelo site de comércio eletrônico Mercado Livre ontem (8). A ação foi adotada após o produto receber denúncias de clientes e internautas.

A fabricante WM Design Decor afirmava que os produtos tinham inspiração nos personagens Negan, da série “The Walking Dead”; de Steve, de “Stranger Things”, e Arlequina, de “Esquadrão Suicida”.

Para o advogado e conselheiro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ariel de Castro Alves, os tacos podem se transformar em armas e não apenas em objetos de decoração ou coleção.

“Em tempos de acirramento de discursos e ações impulsionadas por ódio, intolerância e discriminação, se torna mais preocupante a venda desses tacos de baseball com pregos, ou com inscrições como ‘respeito’, ‘direitos humanos’, ‘diálogo’ e ‘TPM’, que claramente são de incitação à violência contra pessoas e segmentos que reivindicam direitos iguais, respeito às diferenças, não discriminação.”

O Mercado Livre informou que “a comercialização de objetos que incitem a violência é expressamente proibida na plataforma, e que se mantém sempre à disposição das autoridades públicas para colaborar com o combate a qualquer ilegalidade praticada por terceiros no site.”

Ainda de acordo com a nota, “a empresa destaca que 100% dos anúncios publicados no site possuem um botão de ‘Denúncia’, abaixo da publicação, no canto inferior direito para que qualquer pessoa possa apontar práticas contrárias aos Termos e Condições de uso da plataforma. Diante de denúncia, os anúncios são analisados e removidos e os usuários infratores podem ter seu cadastro inabilitado. Os anúncios indicados já foram removidos da plataforma.”

A reportagem do portal G1 entrou em contato com representante da WM Design Decor, que fabrica e comercializa os tacos de beisebol denunciados. Em nota, a empresa informou que recebeu as notificações do Mercado Livre. “Vendo há quatro anos e nunca houve restrições. Passaremos a vender somente os bastões baseados em séries de TV e cinema. Estão todos pausados até passar por adequações.”

A empresa afirmou ainda que “tem muitos outros vendedores no Mercado Livre vendendo os mesmos, espero que se adequem também.”

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui