Sono perdido não é plenamente recuperado dormindo mais no fim de semana, diz estudo

Participantes do estudo aumentaram o consumo de lanches à noite, ganharam peso e mostraram sinais de deterioração da saúde metabólica.


0
Foto: Divulgação

Ficar na cama até mais tarde no fim de semana para recuperar o sono perdido não traz benefícios extras, sugere estudo publicado em uma revista.

Os pesquisadores realizaram o estudo com 36 participantes, com idades entre 18 e 39 anos, que por duas semanas foram mantidos em um laboratório onde tiveram a ingestão de alimentos, a exposição à luz e o sono monitorados.

A ideia era analisar como a privação de sono e um repouso maior no fim de semana afetam a saúde e o metabolismo. Para a realização do experimento, os participantes foram divididos em grupos, sendo um deles com o sono limitado a 5 horas por noite, durante nove dias, incluindo os fins de semana.

No segundo grupo – chamado de “grupo de recuperação de fim de semana” – foram autorizadas até cinco horas de sono durante cinco dias, seguidos de um fim de semana em que pudessem dormir o quanto quisessem antes de retornar a dois dias de sono restrito.

Segundo os pesquisadores, os dois grupos aumentaram o consumo de lanches à noite, ganharam peso e mostraram sinais de deterioração da saúde metabólica, em comparação com o início do estudo.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui