SSP apresenta sistema de reconhecimento facial

Nova ferramenta já funciona em caráter experimental em Lajeado.

0
Foto: Luis Fernando Wagner

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Lajeado apresentou, na manhã desta quinta-feira (7), o sistema de reconhecimento facial, ferramenta que já está em fase de testes no município.


ouça a reportagem

 


O ato ocorreu no Salão de Eventos da prefeitura, na presença de autoridades políticas, da segurança pública e do judiciário. O titular da SSP, Paulo Roberto Locatteli, explica que o software, é capaz de identificar qualquer pessoa, mediante análise dos ossos da face, através de imagens captadas por câmeras. “As forças de segurança poderão obter dados da pessoa, como nome, idade, sexo e situação judicial, como por exemplo, um foragido da justiça”, esclarece.

O sistema já está operando em fase de testes, com uma câmera instalada na rodoviária de Lajeado, no bairro Montanha. “Para o ano que vem, pretendemos adquirir novos equipamentos, o que vai viabilizar a ampliação do sistema de reconhecimento facial, junto com o identificador de placas de veículos. Nosso objetivo é criar em Lajeado o cercamento digital”, antecipa Locatteli.

A novidade não teve custos para os cofres públicos. “A empresa que fornece o reconhecimento facial é a mesmo que temos contrato para manutenção das nossas câmeras de videomonitoramento. Eles nos ofereceram o software a custo zero. Nossa única despesa será a compra de novas câmeras para ampliar o sistema”, frisa o secretário municipal.

O monitoramento do reconhecimento facial será feito pelas polícias Civil e Militar e Rodoviária Federal. A definição do modelo de gerenciamento do sistema caberá as forças de segurança. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui