Um surto de caxumba vem preocupando a comunidade escolar do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado. Até o momento, foram identificados pelo menos 14 casos da doença, sendo quatro professores e dez alunos. Conforme a diretora da escola, Evenize Pires, as atividades curriculares não foram afetadas e as aulas seguem ocorrendo normalmente.

Os infectados receberam atestado médico de 14 dias e devem retornar assim que estiverem recuperados. Por outro lado, Evenize orienta que se algum aluno apresentar  sintomas da caxumba, deverá procurar atendimento médico imediatamente.

Através de mensagem via WhatsApp, enviada para a Rádio Independente, outro ouvinte relatou vários casos da doença atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos últimos dias. LF

Sintomas

A caxumba tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte.

Transmissão

Altamente contagiosa, a caxumba é causada por um vírus vírus transmitido através de contato direto com gotículas de saliva  de pessoas infectadas, similar à contaminação pela gripe. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera, e as crianças são as mais atingidas.  Fio Cruz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui