Taquari recua gradualmente e não retira mais famílias de casa na região

Duas residências foram desocupadas preventivamente em Lajeado e Estrela.

0
Nível elevado do rio no Porto de Estrela (Foto: Divulgação)

A cheia do Rio Taquari não ameaça tirar de casa mais famílias que moram em zonas alagadiças do Vale do Taquari. O nível do manancial começou a baixar à 0h deste sábado (14), após registrar a cota máxima de 19 metros e 70 centímetros às 23h de sexta-feira (13), no Porto de Estrela.

Às 9h de hoje, marcava 18m69cm – o que representa cinco metros acima do nível normal, que é de 13 metros. Os números fizeram com que a Defesa Civil de Lajeado mudasse a estratégia de atuação. “Conseguimos estabilidade aqui em Lajeado e desativamos as equipes de remoção que estavam de plantão”, explica o coordenador do órgão, Heitor Hoppe.

Havia uma previsão de mais chuva na sexta-feira, a qual não se confirmou, e que poderia fazer o rio chegar a 20,5 metros. “Também não podemos correr o risco e temos que trabalhar com uma margem de segurança nesses casos”, acrescenta.


ouça a reportagem

 


Por prevenção, apenas duas famílias foram retiradas de suas casas pelos núcleos municipais da Defesa Civil: uma em Lajeado, na Rua Francisco Oscar Karnal, no Centro; e outra em Estrela, na Rua João Lino Braun, no Bairro Boa União. As pessoas foram levadas a casas de parentes e poderão retornar aos seus lares já neste sábado (14). De acordo com Hoppe, Lajeado ficou no “ponto de corte”: “mais alguns centímetros íamos começar a ter problemas com algumas casas na região mais baixa da cidade”, pontua.

A cheia moderada do Rio Taquari ainda provocou a interdição de algumas ruas de Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Lajeado – a maioria já liberada para o tráfego neste sábado.

A Defesa Civil de Lajeado segue de prontidão para atender a comunidade no Parque do Imigrante até as 13h deste sábado. Como não haverá mais risco à população, de acordo com Hoppe, a operação será desativada. CP



DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui