“Temos cerca de 100 crianças na fila de espera”, diz secretária de Educação de Lajeado

Apesar da redução no deficit, Prefeitura vai manter a compra de vagas em escolas privadas de educação infantil.


1
Secretária Vera Plein fala sobre o início do ano letivo em Lajeado (Foto: Kainan Oliveira)

Lajeado inicia o ano de 2019 com aproximadamente 100 crianças na fila de espera por uma vaga em escolas municipais de educação infantil (Emeis). A informação é da secretária de Educação, Vera Plein. “Nós temos cerca de 100 crianças na fila de espera na educação infantil, porque as demais todas elas já foram encaminhadas para a matrícula”, informa.


ouça a entrevista


 

Conforme ela, pelos critérios objetivos adotados pela Prefeitura de Lajeado para ordenar a distribuição das vagas na fila de espera, tecnicamente, a fila de espera estaria zerada. Os que permanecem, segundo Vera, “todas [as famílias] estão acima da renda, são considerados de renda alta; ou as mães não estão trabalhando, ou mudaram de endereço e não informaram”, destaca.

Zerar a fila de espera foi uma das bandeiras da campanha de Marcelo Caumo em 2016. Apesar da redução no deficit, a prefeitura vai manter a compra de vagas em escolas privadas de educação infantil. No edital aberto pela administração municipal, apenas duas se candidataram.

Conforme Vera, não houve tanta oferta porque as escolas da rede privada também carecem de vagas. “Elas também não têm esse número de vagas. [As vagas que buscamos] são para crianças pequenas, para bebês. Há falta de vagas, uma carência no mercado”, percebe a secretária de Educação. TS

1 comentário

  1. A não oferta de vagas por parte das escolas particulares de educação infantil não está relacionada a lotação das escolas particulares e sim pelos baixos valores pagos por vaga pela prefeitura Municipal, valores muito abaixo dos custos de uma vaga na própriaeducação pública.
    Aliado a isto os descontos aplicados na NF e a burocracia para se receber são os verdadeiros impecílios para a oferta de novas vagas.
    Por outro lado a secretaria de educação por intermédio das e mais tem ofertado vagas para crianças com país que possuem condições financeiras, inclusive retirando pela oferta crianças que já se encontram matriculadas nas escolas particulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui