Temporal derruba postes e deixa moradores sem energia elétrica no Vale

Oito botijões de gás foram atingidos por um raio ao lado de uma casa, em Cruzeiro do Sul.


0
Foto: Ramon de Souza / Ouvinte Grupo Independente

O temporal do fim da madrugada causou diversos transtornos pelo Vale do Taquari. Em Lajeado a queda de poste de energia bloqueia a rua João Abott, nas proximidades do Parque dos Dick. Equipes da RGE Sul já estão no local e a previsão é que o trânsito seja liberado no início da tarde.

Por volta das 10h20, equipes da RGE Sul chegaram na rua João Abott, no Centro de Lajeado, para substituir poste tombado pelo temporal. Previsão de liberação da via no início da tarde. (Foto: Daniel Bortolini)

Houve pelo menos um destelhamento de moradia no bairro Santo André, em Lajeado. Em Cruzeiro do Sul, um raio atingiu oito botijões de gás em uma propriedade na localidade de São Miguel.

Arroio do Meio

Em Arroio do Meio houve queda de três postes de energia elétrica bloqueia a VRS-811, em Rui Barbosa, nas proximidades da Sociedade Tomivô, a 500 metros do clube Rui Barbosa. Cerca de 400 moradores da localidade estão sem energia elétrica. Quem trafega no sentido Travesseiro-Arroio do Meio deve desviar pela estrada de chão de Forqueta Baixa, nas proximidades da Igreja de Pedra, em Forqueta.

Foto: Ramon de Souza / Ouvinte Grupo Independente

Para quem trafega no sentido contrário o desvio deve ser feito também na Estrada de Forqueta Baixa, nas proximidades da Lavanderia Ibisco, na Barra da Forqueta. Ainda em Arroio do Meio, uma árvore caiu na comunidade Canudos, em Linha 32, que já foi removida.

Boqueirão

Entre Boqueirão do Leão, na localidade de Linha Araçá, que liga a Sério, são 20 postes caídos, além de árvores e galhos obstruindo a estrada. Na comunidade de Vilanova, uma árvore atingiu a área de serviço de uma residência. Moradores estão sem energia.

Soledade

Em Soledade, uma árvore tombou e bloqueou a rodovia entre 5h15 e 7h20 no km 255 da BR-386. Os veículos conseguiram desviar pelo pátio de um restaurante.

Encantado

A Defesa Civil de Encantado informa que houve a queda de postes e árvores deixam pontos da cidade sem energia elétrica e bloqueiam algumas ruas. O bairro mais atingido foi o Porto XV, onde a maioria das casas está sem luz. Postes com transformadores foram derrubados pela força do vento. Moradores tiveram que realizar desvios no trajeto. A ERS 129 que liga Encantado a Muçum chegou a ficar bloqueada devido à queda de árvore, mas o trânsito já foi liberado no local.

Temporal volta a fazer estragos na cidade de Encantado. Postes caídos no Bairro Porto XV. (Foto: Juremir Versetti/Agência Chinelagem Press)

Pouso Novo

O município do Pouso Novo teve quedas de árvores, três aviários foram danificados (um na sede e dois em Alto Pouso Novo) e algumas casas na sede também sofreram avarias nos telhados.

Energia elétrica

A Certel Energia ainda contabiliza os dados e deve passar um boletim ao longo desta manhã. A RGE Sul também trabalha no levantamento. Em Cruzeiro do Sul há pontos isolados sem luz nas localidades de Vila Zwirtes, Bom Fim e São Miguel. Também há falta de luz em pontos de Lajeado, Teutônia. RS/DB

Nota oficial da Certel

A Certel informa que o temporal que atingiu a região nesta madrugada causou interrupção no fornecimento de energia para cerca de 16 mil associados, principalmente em Carlos Barbosa, Barão, Salvador do Sul, Teutônia, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Westfália, Lajeado, Santa Clara do Sul, Capitão, Pouso Novo, Progresso, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier e Sério. A Central de Teleatendimento recebeu 1.900 ligações. Mais de 100 profissionais estão engajados para a normalização do fornecimento, sendo que, até às 10h45min desta manhã, eram 3 mil associados sem energia. A principal causa foi a queda de árvores sobre a rede elétrica, que quebrou 15 postes de concreto e danificou dois transformadores. O restabelecimento total deve ocorrer ainda hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui