Trem turístico fará primeiras viagens experimentais no fim deste mês

Passeios serão realizados com a Maria Fumaça e roteiro definitivo deve ser instalado até 2020.

0
Carlos Rafael Mallmann em entrevista no Programa Realidade com Lauro Schmitt. (Foto: Chanderley Soares)

As primeiras viagens com o trem turístico no Vale do Taquari serão realizadas a partir do fim deste mês. A informação é do prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, que concedeu entrevista no Programa Realidade da Rádio do Vale. Os passeios serão feitos de forma experimental com a Maria Fumaça e dois vagões.


ouça a entrevista

 


Não haverá venda de tickets no primeiro momento e estão programadas três viagens. A primeira será no dia 29 de novembro, para integrantes do Exército que construíram a ferrovia. As seguintes com membros da imprensa e para convidados e futuros investidores.

Um das programações fará o trajeto de Guaporé até Linha Geraldo, em Estrela. O prefeito, Carlos Rafael Mallmann, explica que o roteiro definitivo deverá ser implantado até 2020, incluindo o percurso até o Porto de Estrela, a partir de uma reestruturação que ainda é necessária.

Novo Fórum

O chefe do Executivo também falou sobre a polêmica envolvendo a doação de parte da área da antiga Polar para a construção de um novo Fórum. Nesta semana, o vereador do PP, João Braun, alegou que não haveria contrapartida para o município, que doaria o local avaliado em mais de R$ 2 milhões e teria que desocupar a área, com custo estimado em mais R$ 400 mil. Rafael Mallmann afirmou que haverá sim contrapartida, com o possível aproveitamento do atual Fórum por parte do município.

Ele acredita que o material dos atuais prédios da antiga Polar poderão ser reaproveitados em projetos sociais. Também entende que a concentração do Poder Judiciário em um só local trará vários benefícios ao município. Um deles é o aumento da segurança naquela área e a inibição de atos de vandalismo e desordem. O projeto de doação tramita na Câmara de Vereadores de Estrela e poderá ser analisado na sessão da próxima segunda-feira (12)./GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui