Trem turístico fará primeiros passeios pela região

Primeiro trajeto será no dia 29 de novembro, com saída às 16h30 de Muçum, onde ocorre almoço em comemoração aos 40 anos da construção do Viaduto do Exército (V13).

3
Foto: Divulgação

Uma das apostas do Vale do Taquari para alavancar o turismo começa a se concretizar. Em encontro realizado neste mês, na prefeitura, foi acertada a realização de três passeios de trem no fim deste mês e no início de dezembro.

O primeiro será no dia 29 de novembro, com saída às 16h30min de Muçum, onde ocorre almoço em comemoração aos 40 anos da construção do Viaduto do Exército (V13), promovido pelo 1º Batalhão Ferroviário, até Guaporé.

No dia 1 de dezembro, o percurso será de Guaporé, a partir das 14h, com chegada em Estrela. O último passeio será no dia 12 de dezembro e contempla os municípios de Colinas, com partida às 19h, até Muçum. Os percursos serão realizados com paradas nas cidades.

O trajeto percorrerá sete cidades, com passagem por 27 túneis e 16 viadutos. “A região tem um potencial turístico enorme, belezas naturais encantadoras e promover a ferrovia que está esquecida é muito importante para nós como entidade sem fins lucrativos, que busca resgatar essa cultura”, destacou na ocasião o vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, que participou do encontro com prefeitos e secretários de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales, Estrela e Colinas.

A realização é da Rumo Logística, que possui a concessão da ferrovia, e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPS), com apoio da Amturvales e prefeituras da região.

Denominados Nos trilhos do Natal, os passeios serão feitos por um vagão, com luzes e decoração especial, alusiva à data. Será também um momento de interação com o trem e atrativos culturais nos pontos de parada. Para o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, este é o primeiro passo para que a utilização do trem possa se efetivar definitivamente no Vale do Taquari. O trem turístico é um trabalho de pelo menos 20 anos que começa a ganhar forma.

Fonte: Jornal do Comércio

3 Comentários

  1. Procurei no site da Associação e da Rumo, mas não encontrei informação de como adquirir ingressos e nem mesmo o preço do passeio (mesma dúvida do César aqui). Vocês tem um link ou telefone que nos informe isso, por gentileza?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui