Unicef cria cartilha com 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis até os dois anos de vida

0

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criou uma cartilha com 10 passos para ajudar as mamães e os papais. O material lista dez passos de como deve ser a alimentação das crianças desde o nascimento até os dois anos de idade.

O primeiro item é amamentação, seguido de não oferecer açúcar para criança; inserir novos alimentos a partir do sexto mês de vida; dar comida de verdade quando a criança estiver com fome; estimular o bebê a mastigar; oferecer alimentos saudáveis, como grãos, raízes, carnes, frutas, verduras e legumes.

Antes dos dois anos não dar doces, biscoitos, salgadinhos, café, refrigerantes ou gelatina. Lavar bem as mãos, os alimentos e os utensílios, e por último, a lista diz que bebê ativo é bebê saudável e feliz.

A alimentação começa assim que o bebê nasce, com a amamentação. O leite materno é o alimento ideal. Não existe uma hora exata para mamar e nem uma posição certa. A posição ideal é aquela em que a mãe e o bebê se sentem confortáveis. Se tratando do açúcar, ele é um dos maiores vilões para crianças antes dos dois anos.

A partir dos seis meses de vida, é hora de começar com os alimentos, estimulando o bebê a comer com a colher e com as mãos. O contato com os alimentos ativa e propicia a sensação de autonomia. A partir dos oito meses o bebê já pode comer praticamente tudo que a família come, desde que não tenha muito sal, gordura, tempero e que seja saudável.


Confira a lista

1. Amamentação
2. Não oferecer açúcar
3. Sexto mês de vida, momento para novos alimentos
4. Criança com fome come comida de verdade
5. Estimular o bebê a mastigar
6. Oferecer alimentos saudáveis: grãos, raízes, carnes, frutas e verduras
7. Verduras, legumes e frutas
8. Antes dos dois anos, nada de doces, biscoitos, salgadinhos, café, refrigerantes ou gelatina
9. Lave bem as mãos, os alimentos e os utensílios
10. Bebê ativo é bebê saudável e feliz


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui