Unidade do Colégio Tiradentes está muito próxima de Lajeado

Iniciativa da BM e Secretaria Municipal de Segurança Pública deve se materializar em 2020.


0
Comandante do CRPO-VT, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maia, na tribuna livre da Câmara de Lajeado (Foto: Carolina Gasparotto / Divulgação)

A Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Lajeado foi ocupada, na sessão desta terça-feira (23), pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Na oportunidade, o comandante, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maia, junto com o titular da SSP, Paulo Roberto Locatteli, falou sobre as tratativas para implantar, em Lajeado, uma unidade do Colégio Estadual Tiradentes da Brigada Militar (CTBM).


ouça a reportagem


 

Conforme Locatteli, a materialização da iniciativa está muito próxima. “Já encaminhamos toda a documentação necessária. Temos o apoio do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, e da Secretaria de Educação do Estado. Também obtivemos a unanimidade em termos de apoio da Câmara de Vereadores de Lajeado. Só falta a análise do pedido pelo Estado, para que, no ano que vem, tenhamos o Colégio Tiradentes em Lajeado”, antecipa o secretário.

Locatteli explica o funcionamento do educandário. “É uma escola estadual, ou seja, é pública e gratuita. O colégio é gerenciado pedagogicamente pela Brigada Militar, com professores concursados do Estado. Serão, inicialmente, 60 vagas; abertura de mais 60 a cada ano, somente para o ensino médio, sendo metade para filhos de brigadianos e a outra parte para a sociedade civil. Os que não têm vinculo com a Brigada Militar precisarão realizar um exame de admissão, que envolve provas de Português e Matemática, além de capacidade física”, esclarece.

O titular da SSP comenta que o colégio deverá ocupar um espaço físico já existente no município. “Possivelmente, será ocupado o prédio de alguma escola pública com número reduzido de alunos. Estes estudantes serão absorvidos pela Tiradentes”. Por enquanto, existem duas opções: a escola Moisés Cândido Veloso, no Bairro Hidráulica, e a Manuel Bandeira, no Florestal, ambas pertencentes à rede estadual de ensino.

Integrante da comissão de instalação do Colégio Tiradentes em Passo Fundo, e cotado para assumir a direção da unidade de Lajeado, o comandante do 22º Batalhão da Brigada Militar, major Cássio Conzatti, comenta os diferenciais da educação militar. “Cabe ressaltar que é um projeto conjunto. A Brigada Militar é responsável pela gestão da escola, corpo de alunos, dentro outros. Mas também contamos com o apoio pedagógico da Secretaria Estadual e Educação. Entre as vantagens do Colégio Tiradentes estão a disciplina, que o aluno acaba levando para outras áreas da vida; tranquilidade dos professores em dar a sua aula, tendo todo o suporte da Brigada Militar e, especialmente, o turno integral. Para exemplificar, um escola regular tem carga de 900 horas/aula por ano. Já no Colégio Tiradentes, são, pelo menos, 1.600 horas/aula anualmente”, destaca o Major.

O colégio

O Colégio Tiradentes foi idealizado em 1980 pelo Coronel Oswaldo de Oliveira, na época comandante da Academia de Polícia Militar. Inicialmente, o objetivo era a preparação dos adolescentes para o oficialato da corporação, sendo estruturado nos moldes do CFO – Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar, com alunos somente do sexo masculino.

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar está presente em sete cidades gaúchas: Porto Alegre, Passo Fundo, São Gabriel, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo e Ijuí. Apesar de ser um colégio estadual (subordinado à Secretaria Estadual de Educação), está ligado ao Departamento de Ensino da Brigada Militar, e tem como diretor um comandante, sendo este um oficial superior do quadro da Brigada.

Deveres do aluno

No Colégio Tiradentes, são deveres do aluno: uso do uniforme; apresentação pessoal; entrada diária em forma; correção de atitudes; colaboração espontânea; consciência das responsabilidades; observâncias das prescrições regulamentares; culto aos símbolos nacionais; cumprimento fiel dos horários; participação nos compromissos da escola; hierarquia e disciplina e honrar o nome da instituição Brigada Militar.

Tiradentes lidera ranking entre as melhores escolas do RS

De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, a rede Tiradentes ocupa as cinco primeiras posições no Estado.

  • 1º lugar
    CTBM/Passo Fundo: Ideb 6,6
  • 2º lugar
    CTBM/Porto Alegre: Ideb 6,4
  • 3º lugar
    CTBM/Santa Maria: Ideb 6,2
  • 4º lugar
    CTBM/Ijuí: Ideb 6,1
  • 5º lugar
    CTBM/Pelotas: Ideb 6,1
  • 6º lugar
    CTBM/São Gabriel: Ideb 5,4

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui