Vacina experimental pode resolver as dificuldades de alérgicos ao amendoim

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, conseguiram desativar alergia ao alimento com vacina nasal em camundongos.


0
Foto: Reprodução

Um estudo publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology”, aponta como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias.

Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como “invasores” a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo.

Os cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina capaz de fazer com que o sistema imune não reaja a substâncias presentes no amendoim como se elas fossem atacar o organismo.

Em testes em camundongos, três doses mensais de uma vacina aplicada pelo nariz protegeram ratos de reações alérgicas. Ao todo, a vacina foi desenvolvida após quase duas décadas de estudo.

Pesquisadores acreditam, no entanto, que a proteção contra a alergia seja duradoura e vão continuar acompanhando as cobaias.

Vacinas contra alergia

Atualmente, os Estados Unidos possuem vacinas que tratam a reação alérgica depois que elas ocorreram. O objetivo do estudo dos cientistas, no entanto, é evitar o surgimento das alergias em primeiro lugar.

O próximo passo da pesquisa é a avaliação da eficácia da vacina em seres humanos e estender os estudos em camundongos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui