Vereadores de Estrela autorizam Executivo a firmar parceria com o IPE

Projeto que prevê reabertura da unidade no município foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (18), a terceira de 2019.


0
Vereadores usaram tribuna em tempo reduzido, tendo em vista sessão solene em homenagem à Univates - Foto: Camila Pires

Na primeira sessão do ano com matérias aprovadas, os vereadores de Estrela autorizaram, nesta segunda-feira (18), que o Poder Executivo firme parceria com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs). A partir disso, será possível reativar o escritório do IPE no município para atendimentos nas modalidades Previdência e Saúde. Há pelo menos dois anos o espaço está inoperante na cidade.

Com o convênio, a prefeitura poderá ceder um servidor para atuar na unidade, que terá, por sua vez, sua instalação e as despesas mensais sob responsabilidade do Estado. A matéria deu entrada em regime de urgência, após acordo das comissões da Casa.


OUÇA A SESSÃO COMPLETA:


Já previstas para serem votadas, outras duas matérias tiveram pareceres favoráveis na terceira sessão do ano: também de autoria do Executivo, a que trata sobre alteração na Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Rural, permitindo que o município assuma os custos da construção de acessos secundários a aviários, conforme exigido pelas empresas integradoras; e a outra, assinada pelo vereador Felipe Schossler (PTB), o “Pinho”, que concede o título de Cidadão Estrelense ao padre Neimar Schuster.

Marco Aurélio Wermann (PV) lembrou da dificuldade dos usuários em encontrar, atualmente, atendimento do IPE na região, estando a unidade mais próxima em Venâncio Aires. O funcionamento do espaço é importante para funcionários do Estado, mas também do município. “Friso que temos em torno de 350 servidores do município de Estrela que também são dependentes do IPE. Agradeço o esforço dos vereadores de colocar este projeto na pauta para poder, novamente, se fazer o convênio e botar esta casa a atender a população de Estrela e arredores”, salientou.

Na discussão, a vereadora Débora Martins (MDB) frisou a necessidade do credenciamento de mais médicos ao IPE, uma vez que o rol de profissionais, por vezes, é limitado para os segurados.

Em relação ao projeto que beneficia os produtores rurais, os vereadores que se pronunciaram ressaltaram sua necessidade, a exemplo de Schossler, que disse: “se eles (produtores) não fizerem esse acesso secundário, o caminhão não pode mais entrar no aviário, mudou as normas e tudo… Eu até acho que a empresa que fornece lá tem que ter a sua parte de auxílio também, mas a prefeitura tomou a ponta e fez sua parte, adequando a lei de incentivo à terraplenagem para que se tenha incentivo a esses acessos, que precisam ser feitos. O meu voto vai ser amplamente favorável”, adiantava.

Por fim, a homenagem a Schuster – pároco da Paróquia Santo Antônio, de Estrela – foi enaltecida pelo vereador Tiago Augusto Lehnen (PSDB), o “Chicó”. Para ele, mesmo com pouco tempo de atuação no município – desde 2017, o religioso já desenvolveu um trabalho marcante na comunidade.

“A gente sabe da qualidade do trabalho que ele vem prestando em nosso município. Tirou muitas burocracias de algumas questões das comunidades, onde não podiam ser feitas algumas melhorias, e ele ajudou. Mesmo tendo pouco tempo, ele já fez muito pelo município e deixou um bom legado”, avaliou.

Após o encontro ordinário, o espaço foi aberto para sessão solene em homenagem à Univates pelos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, comemorados em 2019. Os vereadores voltam a se reunir na próxima segunda-feira (25), a partir das 18h30.

Vereadores aprovaram três projetos de lei na terceira sessão de 2019 – Foto: Camila Pires

Pedido de vista e entrada de projeto

Previsto na ordem do dia, o projeto de lei que estabelece os procedimentos contemplados e o ressarcimento parcial no subprojeto de melhoramento genético e subprojeto de sanidade animal previsto em lei municipal teve pedido de vista do vereador João Braun (PP) e não foi apreciado. Consequentemente, a emenda ao projeto, de autoria do vereador Ernani de Castro (MDB), não foi avaliada.

Por outro lado, os vereadores acolheram a entrada no Legislativo do projeto de lei, assinado por Débora Martins (MDB), que trata da concessão da Comenda Maria Ilse Hart para a irmã Teresia Sonia Steffen.

Demandas encaminhadas

A maioria das manifestações dos vereadores reservou espaço para mencionar o início do mutirão de melhorias nas estradas do interior de Estrela. Em duas semanas, está previsto o trabalho em 13 comunidades. A reunião no Procon, em Porto Alegre, na semana passada, para tratar de problemas com o atendimento da RGE, também foi lembrada como um passo importante para amenizar os problemas enfrentados pelos clientes em Estrela e na região. A municipalização de trecho da ERS-129, em Linha Figueira, também foi mencionada, em processo que conta com a movimentação do Legislativo e Executivo estrelenses.

Problemas relatados

Entre as reclamações recebidas da comunidade e checadas pelos próprios vereadores estão as relacionadas ao atendimento da empresa M2P2; viabilidade do serviço de entrega dos Correios em loteamentos do Bairro Boa União; e manutenção do asfalto, pela EGR, em trecho da Rota do Sol, também no Boa União, conhecido como “Curva do S”. CP

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui