Westfália adere ao projeto de cercamento eletrônico

Inicialmente cinco câmeras serão instaladas em pontos estratégicos do Centro. Prefeito assinou contrato de adesão ao SIM no dia 9 de julho.


0
Foto: Divulgação / AI Westfália

Westfália está aderindo ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) que visa combater em nível estadual a criminalidade via cercamento eletrônico. Mais de vinte municípios do Vale do Taquari estão fazendo parte do programa. O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier assinou contrato de adesão ao SIM no dia 9 de julho.


Ouça a entrevista

 


Landmeier reforça que, através da implantação do Sistema, não é necessária a disponibilização de um servidor em específico para monitorar o vídeo. Este trabalho ficará a cargo do estado. Uma central regional de videomonitoramento deverá ser instalada em Lajeado, onde existe, atualmente a centro de monitoramento do município. O prefeito afirma que Westfália vai aderir, “porque se as cidades lindeiras tiverem o cercamento eletrônico a criminalidade pode ser transferida para Westfália.”

Para implantar o SIM, o prefeito westfaliano destacou que é preciso montar, inicialmente, um edital, o qual deve conter as características das câmeras. “Precisamos ver se estas serão compradas ou alugadas e também a questão da instalação de fibra óptica”, explica Landmeier, frisando que o próximo passo é encaminhar o projeto à Câmara de Vereadores e, a partir da autorização, atuar para que o mesmo seja colocado em prática o quando antes.

A intenção é implantar o SIM ainda em 2018. Segundo o mandatário municipal, inicialmente, o sistema cobrirá apenas a área central, com a instalação de cinco câmeras em pontos estratégicos. Posteriormente o projeto poderá ser estendido para o interior.

Landmeier ainda comenta o município possuir índices bons quanto a criminalidade. No entanto, há cerca de dois meses houve uma ‘‘onda’’ de pequenos furtos. Após mobilização dos órgãos de segurança, que realizaram algumas prisões, o problema foi sanado. RG

Saiba mais:

– Central de Videomonitoramento de Lajeado deve ser regionalizada

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui