Mais vale um propósito forte com um planejamento fraco do que um plano perfeito sem propósito 

A força de um propósito é tema do comentário do diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS, Gustavo Bozetti


0
Foto: Divulgação

Alfred era um sueco que teve ótimos resultados ao longo de sua vida, tornando-se um magnata mundial do petróleo. Porém, o que mais chamou atenção em sua bela trajetória foi um episódio inusitado. Alfred teve sua morte anunciada equivocadamente por um jornal francês, revelando uma impressão negativa sobre sua biografia. Esse fato mexeu emocionalmente com ele. O enunciado dizia: “Morre o gênio do mal”.

Essa afirmação foi publicada pois Alfred foi o inventor da dinamite, explosivo que seria amplamente utilizado em grandes desmontes de rochas, facilitando e acelerando a abertura de estradas e a construção civil em geral. Porém, sua invenção também se tornou item obrigatório nas guerras do final do século XIX, levando milhares de soldados à morte em consequência das grandes explosões.

Esse impacto emocional mudou completamente a forma de Alfred conduzir a sua vida. Ele passou a apoiar diversos movimentos em favor da paz, sempre com o objetivo de deixar um legado positivo. Um ano antes de morrer, Alfred deixou um testamento pedindo para que toda a sua fortuna fosse destinada para autores de grandes feitos em favor da paz mundial. Foi assim que nasceu o Prêmio Nobel, reconhecendo e premiando as pessoas que mais se destacam até hoje nas áreas da física, química, medicina, literatura e paz. Alfred Nobel reconduziu sua vida para cumprir com o seu propósito.

O Brasil ainda não possui nenhum prêmio em nenhuma destas áreas. Talvez seja pela nossa capacidade de não reconhecer os nossos ídolos. Mas o que busco com essa história é mostrar a força de um propósito. Alfred Nobel percebeu que as impressões a respeito de sua trajetória eram completamente diferentes do que ele buscava, possibilitando que ele, ainda em vida, pudesse mudar essa impressão. É por isso que devemos reconhecer a força do propósito em nossas vidas. Mais vale um propósito forte com um planejamento fraco do que um plano perfeito sem propósito. Pense nisso. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Gustavo Bozetti (@gustavobozetti), diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui