16ª CRS diz que está pronta para buscar vacinas em Porto Alegre para trazer ao Vale do Taquari

Lajeado estipula receber 2,4 mil doses da CoronaVac segundo o secretário municipal de Saúde. O Estado confirmou 4.240 doses para a região.


0

O início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil mexe com todas as esferas públicas nacionais. Aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quanto ao uso emergencial da vacina da Universidade de Oxford e da CoronaVac, fez com que o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fosse até São Paulo buscar cerca de 341 mil doses da CoronaVac para os gaúchos.


OUÇA A REPORTAGEM 

 


 

Foto: Júlio César Lenhard

O coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ederson da Rocha, na manhã desta segunda-feira (18), não precisou o momento exato da chegada das vacinas ao Vale do Taquari, mas disse que aconteceria em poucas horas entre segunda-feira (18) e terça-feira (19). “Estamos com tudo pronto em termos de veículos e estrutura, para buscar as vacinas, mas quanto a horários ainda não sabemos ao certo, e estamos esperando orientações de Porto Alegre, mas podemos tê-las conosco a qualquer momento”, explica da Rocha.

O secretário de Saúde de Lajeado, o infectologista Dr. Cláudio Klein, também em entrevista na manhã desta segunda-feira, disse que o Vale do Taquari espera receber cerca de 2.400 doses da vacina, tendo como base as características da população e o número de profissionais da saúde.

Ele lembra ainda que antes da chegada das imunizações, haverá uma reunião na manhã desta terça-feira (19) em Porto Alegre. “Na ocasião, serão dirimidas algumas dúvidas quanto a todo o procedimento de repasse das doses, a estabilidade das vacinas para o transporte aos locais de aplicação, bem como se a população precisará assinar algum termo de conhecimento sobre o caráter emergencial da imunização e possíveis efeitos colaterais”, explica Klein.

Ele lembra ainda que a Secretaria de Saúde de Lajeado terá três câmaras frias para armazenamento das vacinas. Cada uma delas com capacidade para até 25 mil doses. No final da tarde o governo do estado anunciou que os 37 municípios que englobam a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde receberão 4.240 doses do imunizante na primeira remessa.

Texto: Júlio César Lenhard


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui