19º Festival do Livro do Colégio Gustavo Adolfo começa no dia 6 de julho

Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre é uma das atrações


0
Foto: Divulgação

O escritor e colunista de Gaúcha ZH, Jeferson Tenório, será uma das atrações do 19º Festival do Livro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. O bate-papo com ele ocorrerá na terça-feira, dia 6 de julho, às 8h30min, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da instituição, com a temática “Por que ler os clássicos? A leitura como ato político e transgressor”.

Tenório foi o primeiro patrono negro e o mais jovem a assumir o posto na Feira do livro de Porto Alegre no ano passado. “Além de professor, ele é um escritor que evidencia sua experiência de leitor e traz à tona a luta contra o racismo, por isso sua participação no festival será a de entender por que e de quais formas os clássicos da literatura nos são contemporâneos, enxergando a leitura como um ato de ressignificar experiências e de ser referência em nossas vidas”, explica a professora Gilmárcia Picoli, mestra em Teoria da Literatura, que mediará a conversa com o escritor.

A reflexão que Tenório fará vai ao encontro do tema do evento que é “O mundo em transformação”, dando origem ao título: “Do clássico ao contemporâneo: o mundo ressignificado”.

O autor comentará sobre algumas de suas obras, experiências de leituras para sua vida e carreira de escritor. Além disso, responderá a questionamentos do público que estiver acompanhando a live.

Mais sobre Jeferson Tenório

O professor e escritor Jeferson Tenório é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em literaturas Luso-africanas pela UFRGS, atualmente doutorando em teoria literária pela PUCRS e é autor dos livros “O Beijo na Parede”, “Estela sem Deus” e o recentemente lançado “O Avesso da Pele”, pela editora Companhia das Letras.

Programação do Festival do Livro

As atrações do 19º Festival do Livro ocorrem entre 5 e 16 de julho. Todas as atividades abertas à comunidade poderão ser acompanhadas pelo Facebook (https://www.facebook.com/gustavoadolfolajeado/) e pelo YouTube (https://www.youtube.com/ColégioSinodalGustavoAdolfo).

Estão confirmados também os seguintes convidados e atrações:

– Bate-papo com o violinista, compositor, escritor e humorista gaúcho Hique Gomez;
– Bate-papo com a Doutora em Teoria da Literatura, Rosane Maria Cardoso;
– Oficina Escrita Criativa com Rosiene Haetinger e Gisele da Gama Melo;
– Bate-papo com o Escritor César Obeid;
– Bate-papo sobre o processo de escrita do texto e da poesia, com Álvaro Santi;
– Bate-papo com a Escritora Telma Guimarães;
– Bate-papo com a Escritora Ana Cecília Togni, da Academia Literária do Vale do Taquari;
– Contação de história com Léia Cassol e Rosane Castro;
– Apresentação Musical com Thiago Di Luca – Compositor e Educador Musical. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui