1ª Semana Lixo Zero de Lajeado envolverá a comunidade em ações educativas

Evento se estenderá até o dia (30), envolvendo a comunidade em diversas atividades relacionadas ao tema


0

Estimular a reciclagem, a reutilização e a não geração de resíduos é o propósito da 1ª Semana Municipal Lixo Zero, um evento promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), em parceria com o Instituto Lixo Zero Vale do Taquari. A programação começará no domingo, 24/10, com uma feira ecológica e um drive-thru para recolhimento de resíduos no Parque dos Dick. A Semana do Lixo Zero se estenderá até o dia (30), envolvendo a comunidade em diversas atividades relacionadas ao tema.

Conforme Edith Ester Zago de Mello, bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, o objetivo do evento é proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre o tema de resíduos sólidos, fomentar a economia solidária, propor soluções para redução, reutilização e reciclagem de resíduos, promover ações educativas, incentivar o consumo consciente, bem como disseminar a produção científica e acadêmica sobre o tema.

“Nem tudo o que jogamos fora é realmente lixo, pois a palavra lixo remete a algo que não pode mais ser utilizado. Por isso chamamos o “lixo” de resíduo, que é o que resta de um produto após utilizarmos. Esse resíduo pode ser reciclado ou reutilizado, inclusive o resíduo orgânico pode ser reciclado. O que não pode ser reutilizado, como por exemplo papel higiênico usado, fraldas e absorventes, é chamado de rejeito”, explica Edith.

Entre algumas atividades que serão oferecidas à comunidade, estão oficinas de sabão com óleo usado, produção de ecobags, compostagem doméstica e uma visitação guiada ao Aterro Sanitário. Além disso, será promovido no dia 28/10 uma campanha para redução do uso de sacolas plásticas de uso único nos supermercados locais, onde os servidores estarão trocando 1kg de alimento por uma sacola de pano, integrando o projeto maior da SEMA intitulado de “A moda é reutilizar preservando”. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Cras.

“É importante a população entender o que ocorre com seu lixo e a importância das pequenas ações diárias. Com a visita ao aterro, a população poderá se sensibilizar pela causa e com as oficinas buscamos estimular essas pequenas ações diárias. Se aderimos a esses hábitos em nosso dia-a-dia estaremos contribuindo para uma sociedade melhor e criando uma cultura que pensa no bem-estar desta e das futuras gerações”, acrescentou Edith.

No domingo, a programação inicia no Parque dos Dick, das 10h às 15h. A Sema e parceiros estarão recolhendo eletroeletrônicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas e óleo usado no formato drive-thru. Já na feira ecológica estarão disponíveis alimentos orgânicos e veganos, bem como serão comercializados artesanato, cosméticos ecológicos e itens relacionados. Pessoas que produzem ou vendem itens que não degradam o meio ambiente, ou que estimulam a redução de resíduos e a economia circular interessadas em expor na feira ecológica podem fazer a inscrição até quinta-feira (21), por meio do formulário disponível clicando aqui.

Pessoas da comunidade e empresas locais também foram convidadas para realizarem ações de “Lixo Zero”. As atividades inscritas serão divulgadas nas redes sociais @semalajeado e @lixozerovt.

Confira a programação completa:

24/10 – Domingo

Atividade: Drive-Thru de recolhimento de resíduos & Feira Ecológica
Horário: 10h às 15h
Local: Drive-thru no Parque dos Dick

Formulário para expor seu produto na feira ecológica: 

26/10 – Terça-feira

Atividade: Oficina de sabão com óleo usado
Horário: 17h30
Local: Jardim Botânico de Lajeado

Inscrição: 

Informações: A orientação é que os participantes levem óleo de casa. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais.

27/10 – Quarta-feira

Atividade: Conhecendo o Aterro Sanitário de Lajeado de Lajeado
Horário: 9h
Local: Aterro Sanitário de Lajeado (bairro Conventos, Lajeado)

Inscrição: 

27/10 – Quarta-feira

Atividade: Oficina de ecobags para hortifruti
Horário: 17h30
Local: Jardim Botânico de Lajeado

Inscrição: 

Informações: Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais. Os materiais da oficina serão fornecidos pela Sema.

28/10 – Quinta-feira

Atividade: Oficina de compostagem
Horário: 17h30
Local: Jardim Botânico de Lajeado

Inscrição: 

Informações: Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais. Os materiais da oficina serão fornecidos pela Sema.

28/10 – Quinta-feira

Atividade: “Dia D” – Sem Sacola. Troca de sacolas de pano por um quilo de alimento não perecível

Locais e horários:
– STR Supermercados: 9h30 às 11h30
– Rede Super: 14h30 às 16h30
– Languiru no Shopping Lajeado: 17h30 às 19h30. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui