Lições sobre liderança aprendidas com o livro “Mary Kay on People Management”

Escrito por Mary Kay Ash, uma das maiores empreendedoras norte-americanas.


0
Foto: Divulgação

A editora da revista Glamour, Paula Jacob, compartilhou em edição online algumas lições sobre liderança que aprendeu com Mary Kay Ash, uma das grandes referências de líder feminina no mercado, no livro Mary Kay on People Management (Shoba, R$ 70) – ao todo são 23.

A primeira lição compartilhada é mostrar para o seu funcionário que ele está indo bem. Outra é silenciar e escutar. “Ouvir é uma arte. E o primeiro mandamento dessa habilidade é prestar atenção total à outra parte.

Gerenciar uma equipe de duas, três ou vinte pessoas nunca será só um mar de rosas. Alguma hora você terá que chamar a atenção de alguém ou dar um feedback negativo – e tá tudo bem. A dica da fundadora da Mary Kay é, ao fazer uma crítica, fazê-la entre dois elogios generosos.

“Na Mary Kay Inc. tem um lema: ‘Você não deve descansar sobre os louros do seu sucesso, pois nada murcha mais rápido do que os louros sobre os quais você se deita'”, conta a sua fundadora. Em resumo? Por mais que você faça o seu melhor e conquiste alguns prêmios ou reconhecimento de líderes acima de você, não deixe isso afetar o seu dia a dia de trabalho.

Ficar estressada o tempo todo não é uma boa nem mesmo quando não se é líder de uma equipe. Esse sentimento de desespero reverbera em todos ao redor. “Um bom líder minimiza o estresse para as outras pessoas. O propósito do trabalho é trazer felicidade e segurança para você e para aqueles que você ama”, afirma a empresária.

Quem é a Mary Kay

Nascida em 1918, na cidade de Cypress, no Texas, Estados Unidos, Mary Kay Ash é reconhecida como a empresária feminina da América. A empresa que fundou em 1963, a Mary Kay, com apenas 5 mil dólares, passou a dominar o mercado internacional de beleza com suas táticas ousadas e identidade visual marcante. A consistência de mercado a fez acumular 98 milhões de dólares até o dia de seu falecimento, em 2001, e a sua empresa ter mais de 1,2 bilhão de dólares em vendas a nível internacional. Até hoje, a autora e empresária é uma das referências quando o assunto é liderança feminina.

Fonte: Revista Glamour

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui