Moradores do interior de Estrela estão há pelo menos 40h sem energia elétrica após queda de postes

Situação acontece em Linha Delfina desde sábado (5) por conta do temporal. Reportagem conversou com moradores na manhã desta segunda-feira (7)


2
Pelo menos cinco postes caíram em Linha Delfina no interior de Estrela (Foto: Gabriela Hautrive)

O forte temporal que atingiu várias partes do Estado na noite de sábado (5) causou danos em diferentes cidades do Vale do Taquari. Redes elétricas da RGE e Certel foram danificadas gerando interrupção no fornecimento de energia a muitos moradores. Centenas de árvores e galhos caíram sobre as redes, que arrebentaram fios e danificaram outros componentes, os quais precisam ser recompostos para que a energia possa ser religada com segurança. Além disso, há registro de casas destelhadas e uma morte por descarga elétrica em Cruzeiro do Sul.


ouça a reportagem

 


No interior de Estrela, nas localidades de Linha Delfina, Transantarita e São Luiz, os moradores estão sofrendo com a falta de energia há pelos menos 40 horas conforme constatado pela reportagem na manha desta segunda-feira (7). Conforme a RGE, cerca de 17 mil clientes foram afetados no Vale do Taquari. Sara Sani Hamester Gomes (35), que reside em Linha Delfina com seu esposo e dois filhos, de 4 e 9 anos, conta como foi a chegada do temporal na noite do último sábado (5). “Foi bem complicado, assustador, pois começou a cair os fios e tudo mais.”

A moradora estava fora de casa e foi informada pelo esposo que vários postes haviam caído na localidade. Desde então, a família está sem energia elétrica, o que prejudica a realização de muitas atividades. “Não dá para esquentar nenhuma água, e tem as crianças que estão sempre com celular ou olhando desenho na TV, então é bem complicado”, relata.

Moradora Sara Gomes com seus filhos de 4 e 9 anos (Foto: Gabriela Hautrive)

Os funcionários da RGE trabalhavam para resolver o problema na manhã desta segunda-feira (7) e faziam a substituição de postes de madeira por pilares de concreto, sendo registrada a queda de pelo menos cinco estruturas, sendo uma em frente a residência de Sara. “A princípio não causa nenhum perigo. O único risco foi quando caiu o poste hoje pela manhã quando eles faziam ajustes na rede”, destaca.

Morador da localidade, Noeli Luís (Gabriela Hautrive)

Outro morador da localidade, Noeli Luís (52), relata que em cinco anos esta é a segunda fez que o local fica mais de 36 horas sem energia elétrica. “Se armou aquele temporal e eu comentei com minha esposa que a gente ia ficar sem energia, e não deu cinco minutos para acontecer. O vento era muito forte, foi assustador mesmo, terrível”, relata.

Noeli acrescenta que está tendo que recorrer a ajuda de outros familiares. “Fui na minha irmã tomar banho, ela mora na Boa União e a noite voltamos para casa”, conta. Além disso, há problemas com mantimentos que estão descongelando. “É muito complicado, estamos com as coisas na geladeira e freezer com tudo estragando já”, completa.

Em entrevista ao programa Redação no Ar da Rádio Independente, o consultor de negócios da RGE no Vale do Taquari, Umberto Ossig Santana, informou que 17 mil clientes foram afetados pela falta de energia na região, e até por volta das 16h desta segunda-feira 3,5 mil ainda permaneciam sem energia, porém a situação seria 100% resolvida até o final do dia.

Até a manhã desta segunda não havia uma previsão para restabelecimento da energia (Foto: Gabriela Hautrive)

Já se tratando da Certel, a assessoria de imprensa da cooperativa informou que por volta do meio-dia cerca de 200 clientes ainda estavam sem energia elétrica, mas que os problemas seriam solucionados de forma integral até a tarde desta segunda-feira (7).

Atendimento RGE

Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código de cliente (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350. O site é www.rge-rs.com.br. A RGE também disponibiliza o App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS com navegação gratuita) e o call center: 0800 970 0900.

Certel Energia

A subestação da Certel Energia em Canudos do Vale também foi afetada pela força da ventania na noite de sábado (5). Os estragos prejudicaram o fornecimento de energia elétrica nos municípios de Canudos do Vale, Progresso, Marques de Souza, Pouso Novo, Sério, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Santa Clara do Sul, Lajeado e parte dos bairros Canabarro e Centro Administrativo, em Teutônia.

Cerca de 160 profissionais seguem mobilizados para restabelecer o abastecimento com a maior brevidade. Em caso de necessidade os contatos podem ser feitos pelo 08005106300 (telefone e Whatsapp) e 0800 520 6 300. AI/RC

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui