1º Desafio Poço das Antas em Movimento mobiliza munícipes e famílias

Atividade realizada no decorrer do mês de maio foi alusiva aos 33 anos de emancipação do município


0
Foto: Divulgação

De 1º a 31 de maio, o município de Poço das Antas sediou uma iniciativa inédita: o 1º Desafio Poço das Antas em Movimento. Com o objetivo de incentivar a prática da atividade física e a contemplação das paisagens e pontos turísticos de Poço das Antas, a iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT) de Poço das Antas, mobilizou o total de 272 pessoas participantes, entre munícipes e moradores de outras cidades. Dentre esses, foram 37 grupos familiares de no mínimo quatro pessoas que fizeram os percursos em conjunto.

O 1º Desafio Poço das Antas em Movimento consistiu em dois trajetos pré-estabelecidos: o Percurso 1, na sede do Município, com 9,5 Km e cinco pontos de registros; e o Percurso 2, na localidade de Boa Vista, com 8,5 Km e seis pontos de registro. O desafio foi de completar ao menos um dos percursos dentro do mês de maio, em qualquer dia e horário, desde que caminhando, correndo, de bicicleta, ou a cavalo. 

Em cada um dos percursos os participantes tiveram que fazer fotos junto aos pontos de registro, devidamente identificados, para comprovar a sua participação. Após enviar suas fotos para o WhatsApp da SMECDT, os munícipes tiveram a sua participação registrada e ficaram aptos a retirar brindes individuais providenciados pela Administração Municipal: uma garrafinha squeeze e uma toalha lavabo. No caso de uma família com ao menos quatro pessoas ter feito o percurso em conjunto, além dos brindes individuais, o grupo recebeu um kit família com uma toalha de rosto e diversos produtos de empreendimentos do Município. Os brindes estão sendo entregues junto a SMECDT, na Prefeitura, durante o mês de junho.

Conforme o levantamento realizado pela pasta responsável e organizadora do desafio, a maioria dos percursos foram realizados aos finais de semana do mês de maio, com predominância da caminhada entre a modalidade física. Além disso, diversas faixas etárias foram contempladas: desde crianças a partir de 1 ano de idade – acompanhadas dos pais -, até idosos com no máximo 80 anos. 

A prefeita Vânia Brackmann externa o seu agradecimento e reconhecimento a todos que participaram do desafio. “Contabilizamos que aproximadamente 15% da população de Poço das Antas esteve engajada nessa iniciativa. Esse número significa que estamos no caminho certo, de trabalhar para o ser humano e agir com olhar sensível às possibilidades que se encontram ao nosso redor”, considera a chefe do Executivo.

A secretária da SMECDT, Jaqueline Klein, manifesta a sua felicidade em ver que um significativo número de pessoas se envolveu nessa primeira edição do desafio. “Foi importante perceber que a população poço-antense se engaja em iniciativas desse tipo, o que nos motiva a pensar em próximos desafios ou programações que tenham objetivos semelhantes”, ressalta a responsável pela pasta.

Além disso, Jaqueline considera que o 1º Desafio Poço das Antas em Movimento cumpriu com os seus objetivos de voltar o olhar do povo ao seu lugar, aos seus pontos turísticos, incentivando a prática da atividade física e assim a manutenção da saúde e do bem-estar de todos. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui