21.03.21: um ano dos dois primeiros casos de Covid-19 confirmados na região

No dia 21 de março de 2020, homem de Lajeado, que esteve em cruzeiro marítimo no Brasil, e mulher de Estrela que viajou para a Irlanda, testaram positivo para o vírus


0
Primeiro caso de Covid-19 de Lajeado foi confirmado no dia 21 de março (Foto: Arquivo/ Natalia Ribeiro)

Há um ano o Vale do Taquari registrava os dois primeiros casos de Covid-19. Tratava-se de um homem de Lajeado, que esteve em cruzeiro marítimo no Brasil, e uma mulher de Estrela que viajou para a Irlanda. Na noite do dia 21 de março, um sábado, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, gravou um vídeo na sua casa para anunciar o resultado positivo de um morador do município, de 57 anos, que estava internado no Hospital Bruno Born (HBB ) em estado grave. No mesmo dia, o coordenador-adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ederson da Rocha, informou que uma paciente de Estrela havia testado positivo para o vírus.

Naquele dia, há um ano, a região tinha 24 casos suspeitos, sendo a maioria deles em Lajeado. O Rio Grande do Sul tinha 71 casos confirmados de coronavírus. Dia 26 de fevereiro, o Brasil identificou a primeira infecção, um homem de São Paulo que havia viajado para a Itália.

Primeiros óbitos

No dia 23 de abril, quando o Brasil já tinha 50.036 casos do novo coronavírus e 3.331 mortes, e o Rio Grande do Sul registrava 994 pessoas com a doença e 29 mortes, o município de Lajeado confirmou a primeira vítima. Tratava-se de um homem de 37 anos, que faleceu poucas horas após dar entrada no HBB. O atestado de óbito, assinado pelo médico Juliano Dalla Costa, apontou a causa da morte por Covid-19, porém, o exame que atesta a infecção pelo vírus  ainda não havia confirmado pelo Laboratório Central do Estado, o Lacen. Sendo assim, naquele dia, o óbito foi divulgado como morte suspeita.

Na noite do mesmo dia, por volta das 23h45, uma idosa de 86 anos de Lajeado faleceu no Hospital Bruno Born vítima do coronavírus. Ela havia dado entrada na casa de saúde, com sintomas da doença no dia 17 de abril. Além da prefeitura, a informação também foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde, o que configurou oficialmente a primeira morte por Covid-19 no Vale do Taquari.

Também na noite do dia 23 de abril, o município de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, confirmava a primeira morte por Covid-19. Tratava-se de um homem de 67 anos.

Após um ano

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, neste sábado (20) região chegou a um total de 32.747 casos registrados de coronavírus. Destes, 29.856 são considerados recuperados, além de 2.393 casos ativos. Além disso, o Vale já registrou 498 óbitos em decorrência da doença.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui