28% dos motociclistas envolvidos em acidentes com morte em 2019 no RS não eram habilitados

Entre os motoristas de quatro rodas, o índice foi de 8,3%.


1
Foto: Ascom DetranRS

Um estudo realizado pelo DetranRS sobre acidentes de trânsito com mortes em 2019 apontou que 27,7% dos motociclistas envolvidos não tinham Carteira Nacional de Habilitação. Entre os motoristas de quatro rodas, o índice foi de 8,3%.

Passaram por análise 1.471 acidentes fatais, com 1.617 mortos e 1.888 condutores e motociclistas envolvidos, ativamente ou não, nos acidentes. Pelo menos 249 pessoas (13%) que conduziam veículo automotor no momento do acidente não passaram por um processo de primeira habilitação.

As vias municipais concentraram a maior parte dos acidentes com morte envolvendo não habilitados (57,2%). As vias estaduais e federais concentraram 42,8% dos acidentes com motorista sem carteira.

Em relação ao dia da semana, se observou um aumento na proporção de motoristas não habilitados envolvidos em acidentes aos domingos. MS

1 comentário

  1. Entendo perfeitamente a “intenção pedagógica” do DETRAN ao realizar e divulgar este tipo de pesquisa. Só que a sistemática e o resultado não me convencem. Ao menos no sentido genérico que lhes são dados pelo levantamento divulgado. O que importaria na realidade saber é em quantos destes acidentes os condutores não habilitados foram os CULPADOS. Sem isso, temos um resultado “falso”, ao menos na concepção que lhe tenta emprestar a pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui