33ª edição do Campeonato Piá de Futsal começa neste sábado, em Lajeado

Maior competição de futsal infantil do Brasil irá reunir cerca de 1,5 mil atletas


0
Neste primeiro dia de jogos 28 equipes irão entrar em quadra (Foto: Arquivo / Divulgação)

No próximo sábado (23) a bola volta a rolar pelo Campeonato Piá de Futsal, em Lajeado. A 33ª da maior competição de futsal infantil do Brasil irá reunir cerca de 1,5 mil atletas. Neste ano, as duas primeiras rodadas serão realizadas no ginásio do Centro Esportivo Municipal (CEM), no Bairro São Cristóvão. Já os demais jogos ocorrem normalmente nas dependências do Parque do Imigrante.


ouça a reportagem

 


Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Carlos Reckziegel, o campeonato já é um grande patrimônio do esporte estadual. “Após a pandemia, neste ano ele retoma novamente com mais equipes e de uma forma mais robusta. É um evento extremamente importante, pois ele envolve gerações”, afirma.

Em 2022, o Campeonato Piá vai reunir 120 escolinhas de futsal, com atletas de 7 a 16 anos, vindos de 15 municípios do Rio Grande do Sul. “O campeonato une gerações. Por ele já participaram diversas pessoas que hoje são autoridades. Um exemplo é o próprio prefeito Marcelo Caumo. Alguns outros vários atletas acabaram jogando profissionalmente”, lembra.


Carlos Reckziegel, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado (Foto: Artur Dullius)

Conforme o secretário, todos os atletas irão ganhar medalha de participação, independente da equipe ficar campeã ou não. “Temos também os mais pequenos, de 7, 8 e 9 anos, estão naquelas categorias que chamamos de participação. Eles jogam, vão vencer as partidas, mas ali não teremos troféu. Entendemos que ainda não é o momento de competir”, detalha.

Neste primeiro dia de jogos 28 equipes irão entrar em quadra. A cerimônia de abertura ocorre às 13h15 e, a partir das 13h40, inicia a competição. Os jogos finais devem ser disputados apenas no final do mês de julho. “É um evento muito bacana pois no sábado de tarde não é só o jogador que vem com a equipe, a família vem junto acompanhar. É uma competição, em que primamos pela disciplina, mas também é muito conhecida por ter esse apelo de participação familiar”, conclui Reckziegel

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui